Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

23 de Abril: Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Zélia Parreira, 23.04.21

A lenda de S. Jorge e o dragão serve de mote às comemorações catalãs que motivaram a escolha deste dia como Dia Mundial do Livro. De acordo com tradição de Sant Jordi, é dia de oferecer rosas, vermelhas como o sangue do dragão, e livros. Eles oferecem rosas, elas oferecem livros.

Nenhum pretexto é fútil para oferecer um livro, por isso, esta é uma das mais belas tradições que eu adorava importar para Portugal.

Nesta data, em 1616, assinala-se também a morte de dois dos mais relevantes escritores universais: William Shakespeare e Miguel de Cervantes. No mesmo dia. Que grande coincidência! Demasiado grande, segundo nos informa o Professor Marco Neves, que cito: "Na verdade, os dois países tinham calendários diferentes e, embora a data fosse a mesma, os dois escritores morreram com duas semanas de diferença. A coincidência continua a ser espantosa — ou talvez nem por isso, se tivermos em conta que Cervantes, na verdade, morreu no dia 22 de Abril, embora o óbito só tenha sido registado no dia seguinte."

Com ou sem rosas, compre um livro hoje. Para oferecer a alguém ou para si. Várias livrarias oferecem descontos nesta data, aproveite. Dia mais lindo, não há!

 

barcelona23abril.jpg

(Dia da festa de Sant Jordi, em Barcelona, num 23 de Abril de outro ano)

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.