Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Ao lado dos carrascos

Pedro Correia, 13.10.10

 

Liu Xiaobo, o novo Prémio Nobel da Paz, foi detido e condenado a 11 anos de prisão simplesmente por ter sido um dos autores deste documento que defende os direitos humanos na China. Não andou a pôr bombas em transportes públicos, não disparou contra ninguém nem sequer partiu nenhuma montra à pedrada, como aqueles jovens "radicais" gregos tão idolatrados pela extrema-esquerda blogosférica.

Um intelectual injustamente encarcerado numa ditadura por exprimir ideias de modo pacífico devia merecer a solidariedade de um partido como o PCP, que no seu hino diz defender "uma terra sem amos". Mas não: o partido de Jerónimo de Sousa, Francisco Lopes, José Casanova, Albano Nunes, Bernardino Soares e - lamento, mas é um facto - também de Carlos Carvalhas, António Filipe, Honório Novo e Octávio Teixeira não se solidariza com a vítima, mas com o injusto aparelho judicial chinês e o seu poderoso amo, o Partido Comunista. Tornando pública esta enormidade, que devia indignar qualquer cidadão intelectualmente honesto, a começar pelos militantes comunistas: o Nobel para Liu "é um golpe na credibilidade de um galardão que deveria contribuir para a afirmação dos valores da paz, da solidariedade e da amizade entre os povos". Naturalmente, no 5 Dias ainda recebe aplausos por isso.

Contra a vítima, ao lado dos carrascos - à semelhança do que tantas vezes tem sucedido ao longo da História. Não esquecem nada, não aprendem nada. Como a aristocracia decadente do ancien régime.

 

Imagem: manifestação de apoio a Liu Xiaobo em Hong Kong

2 comentários

  • Imagem de perfil

    João Carvalho 13.10.2010

    Isso é tão provável como o contrário. Para se tentar ser justo, não podemos esquecer que ele defendeu várias vezes posições diferentes do partido. E, curiosamente, foi o único nunca beliscado por isso.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.