Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




CP: uma empresa ao serviço do défice

por Sérgio de Almeida Correia, em 23.09.10

 

Ainda recentemente, o Pedro Correia deu o devido destaque a uma notícia do Diário Económico que nos dava conta da CP - Comboios de Portugal EPE ser a empresa do Estado com mais cargos de chefia na sua estrutura. E que cada um desses chefes ganhava em média € 3.100,00 brutos.

De uma empresa com tantos chefes e a ganharem tão bem face àquela que é a média salarial nacional, o mínimo que seria de esperar era que tivesse um serviço de atendimento ao público aceitável.

O Alfa Pendular que esta manhã saiu de Lisboa-Oriente às 08.40, ficou parado no Pinhal Novo por volta das 09.40. Motivo: furto de cabos eléctricos. Entretanto, prosseguiu viagem e era suposto ter chegado a Faro às 11.55.

Sabendo do atraso, tentei telefonar para a estação de Faro para saber a que horas chegaria ao destino. Acontece que o número de telefone da estação de Faro não existe em parte alguma. O site da CP não tinha qualquer informação, a lista telefónica da região também não. Informações sobre os atrasos dos comboios nicles.

Vai daí liguei para o 808208208. Uma gravação mandou-me escolher uma opção, o que fiz, ficando depois durante cinco longos minutos a ouvir música. Quando finalmente me atenderam e eu perguntei se me sabiam dizer a que horas o Alfa chegava a Faro a menina disse-me que não tinha essa informação e que se havia atraso seria momentâneo.

Disse-lhe que não, que não era momentâneo, que já eram quase 13 horas e que o Alfa ainda não tinha chegado a Faro embora a chegada pelo horário estivesse prevista para as 11.55. Pedi-lhe então o número de telefone da estação de Faro. A menina respondeu-me que não havia números de telefone nas estações porque tinham acabado com eles.

Por sorte, uma vez que em regra não há rede dentro do Alfa, consegui falar com quem vinha nesse comboio que me informou, por volta das 13 horas, que o comboio ainda não tinha chegado a Albufeira, mas que previsivelmente estaria em Faro por volta das 13h e 30m.

Ciente, uma vez mais, quanto à qualidade do serviço da CP e à sua completa inutilidade relativamente aos serviços que devia prestar aos utentes, a única coisa que me apetece perguntar é por que razão não a fecham? Era preferível fechá-la, mandar os seus inúteis chefes todos para casa e fazer uma nova, de raiz, com os quadros necessários, competentes e que estivessem dispostos a trabalhar.

É que nem sequer vale a pena reclamar destas situações fazendo uso do livro respectivo. Todas as que até hoje fiz tiveram todas o mesmo resultado: um sms a dizer que estão a analisar o problema. 

Perante isto fica a certeza de que a CP não é uma empresa. A CP é um desastre ambulante que custa rios de dinheiro aos contribuintes e que para tal conta com a conivência dos ociosos dos sindicatos, com a irresponsabilidade dos partidos políticos, com a complacência dos sucessivos governos e, acima de tudo, com a tremenda falta de cultura cívica dos seus utentes.


4 comentários

Imagem de perfil

De João Campos a 23.09.2010 às 14:38

Isso é banal, Sérgio - o que não quer dizer que seja aceitável. Há meses que o comboio Intercidades Lisboa-Faro e Faro-Lisboa a que costumo recorrer para a minha visita mensal ao Alentejo. Até pode sair de Lisboa a horas, mas durante o percurso até à Funcheira encontrará certamente algum atraso. Na viagem de regresso, já nunca sequer chega a horas à Funcheira.

Apesar de não ter conseguido contactar a estação de Faro, ela ainda está em funcionamento. Quer dizer, ainda tem bilheteira. Entre Lisboa e Faro, isso só acontece nas estações de Pragal, Pinhal Novo, Setúbal e Faro - não estou certo quanto a Tunes e Albufeira. O Alentejo não tem uma única estação em funcionamento na linha do Sul. Quem entrar nessas estações, tira o bilhete no comboio, com o revisor. Tendo de ter em conta algumas coisas: 1) não pode adquirir o bilhete com Multibanco 2) pode a qualquer momento perder o lugar onde se sentou. A única vantagem deste método é que por vezes o revisor não aparece, e a viagem sai de borla. Já me aconteceu por cinco ou seis ocasiões.

E podia continuar...
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 23.09.2010 às 15:26

Que post tão irritado e incongruente.

(1) Haver muitos cargos de chefia não quer necessariamente dizer grande coisa. É preciso saber-se o que se chefia, se se chefia muitas pessoas ou algo de importante. Um "chefe de estação" é certamente um chefe, mas não chefia grande coisa nem tem muita gente às suas ordens.

(2) Se as estações tivessem telefone teriam que ter alguém a atendê-lo, o que quereria dizer mais despesas para a CP. É compreensível que, para poupar dinheiro, a CP encerre algumas estações e retire telefones das restantes. Não há muito que protestar contra esta elementar forma de racionalização de recursos.
Imagem de perfil

De João Carvalho a 23.09.2010 às 17:23

O meu rol sobre a CP é maçador, muito maçador. Prefiro dizer-te que subscrevo integralmente a conclusão que muito bem e com todo o fundamento aqui tiras.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 23.09.2010 às 23:43

O problema é que essa multidão de chefes na CP (um chefe para 16 «índios»!) não costuma andar de comboio. Nem deve fazer a mínima ideia sobre problemas quotidianos como este que aqui trouxeste.

Comentar post



O nosso livro



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D