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Delito de Opinião

CP: uma empresa ao serviço do défice

Sérgio de Almeida Correia, 23.09.10

 

Ainda recentemente, o Pedro Correia deu o devido destaque a uma notícia do Diário Económico que nos dava conta da CP - Comboios de Portugal EPE ser a empresa do Estado com mais cargos de chefia na sua estrutura. E que cada um desses chefes ganhava em média € 3.100,00 brutos.

De uma empresa com tantos chefes e a ganharem tão bem face àquela que é a média salarial nacional, o mínimo que seria de esperar era que tivesse um serviço de atendimento ao público aceitável.

O Alfa Pendular que esta manhã saiu de Lisboa-Oriente às 08.40, ficou parado no Pinhal Novo por volta das 09.40. Motivo: furto de cabos eléctricos. Entretanto, prosseguiu viagem e era suposto ter chegado a Faro às 11.55.

Sabendo do atraso, tentei telefonar para a estação de Faro para saber a que horas chegaria ao destino. Acontece que o número de telefone da estação de Faro não existe em parte alguma. O site da CP não tinha qualquer informação, a lista telefónica da região também não. Informações sobre os atrasos dos comboios nicles.

Vai daí liguei para o 808208208. Uma gravação mandou-me escolher uma opção, o que fiz, ficando depois durante cinco longos minutos a ouvir música. Quando finalmente me atenderam e eu perguntei se me sabiam dizer a que horas o Alfa chegava a Faro a menina disse-me que não tinha essa informação e que se havia atraso seria momentâneo.

Disse-lhe que não, que não era momentâneo, que já eram quase 13 horas e que o Alfa ainda não tinha chegado a Faro embora a chegada pelo horário estivesse prevista para as 11.55. Pedi-lhe então o número de telefone da estação de Faro. A menina respondeu-me que não havia números de telefone nas estações porque tinham acabado com eles.

Por sorte, uma vez que em regra não há rede dentro do Alfa, consegui falar com quem vinha nesse comboio que me informou, por volta das 13 horas, que o comboio ainda não tinha chegado a Albufeira, mas que previsivelmente estaria em Faro por volta das 13h e 30m.

Ciente, uma vez mais, quanto à qualidade do serviço da CP e à sua completa inutilidade relativamente aos serviços que devia prestar aos utentes, a única coisa que me apetece perguntar é por que razão não a fecham? Era preferível fechá-la, mandar os seus inúteis chefes todos para casa e fazer uma nova, de raiz, com os quadros necessários, competentes e que estivessem dispostos a trabalhar.

É que nem sequer vale a pena reclamar destas situações fazendo uso do livro respectivo. Todas as que até hoje fiz tiveram todas o mesmo resultado: um sms a dizer que estão a analisar o problema. 

Perante isto fica a certeza de que a CP não é uma empresa. A CP é um desastre ambulante que custa rios de dinheiro aos contribuintes e que para tal conta com a conivência dos ociosos dos sindicatos, com a irresponsabilidade dos partidos políticos, com a complacência dos sucessivos governos e, acima de tudo, com a tremenda falta de cultura cívica dos seus utentes.

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