Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

20

Luís Naves, 15.03.20

Estas coisas acontecem de cem em cem anos. Ainda estávamos em Janeiro e discutia-se o processo de destituição do inquilino da Casa Branca. Nessa altura, muita gente escreveu que a morte de um general iraniano ia custar caro aos americanos, que no mínimo seriam expulsos do Médio Oriente. Tudo isto agora nos parece anterior à guerra anterior. No Irão, país comandado por gente do século XIV, morre-se à porta do hospital; já ninguém quer saber da campanha eleitoral na América, muito menos da independência da Catalunha; e já ninguém se lembra dos temas fracturantes que entre nós se discutiam com emoção (que temas eram esses, exactamente?). O mundo mudou e vai mudar ainda mais: muitos vão defender os muros que ontem criticavam, seja para migrantes sírios ou turistas espanhóis; muitos vão condenar os políticos que ontem consideravam geniais ou indispensáveis; muitos vão pedir mais segurança, mais distância em relação aos outros, mais repressão de comportamentos irreflectidos, menos tolerância para açambarcadores e outros parasitas. Depois, a grande vassoura da opinião pública vai remover os governantes que falharam e será reconstruida uma economia menos dependente da globalização, das fábricas chinesas e das decisões dos burocratas de Bruxelas.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Luís Naves 15.03.2020

    Pode estar enganado, de facto: se combateu na guerra colonial, terá uma idade em que não se recomenda levar esta situação pouco a sério. A mortalidade nos escalões etários mais altos é alta. Esta não é uma gripe, mas uma doença nova, sobre a qual se sabe pouco e que está a matar muitos infectados com mais de 60 anos. Tenha o máximo cuidado, peço-lhe, limitando o contacto social.
  • Sem imagem de perfil

    J. Cunha 15.03.2020

    "terá uma idade em que não se recomenda levar esta situação pouco a sério."
    Ora, ora, se ele aparecer, e apesar da minha idade, corto-lhe aquelas patitas e ele passa a coxear sem conseguir mover-se de pessoa a pessoa. E assim se quebra o enguiço do contágio
  • Imagem de perfil

    Luís Naves 15.03.2020

    Vai correr tudo bem, tenho a certeza, e o senhor vai ter cuidado.
  • Sem imagem de perfil

    J. Cunha 15.03.2020

    "e o senhor vai ter cuidado." Claro, sou destemido mas não suicida. E viver vale a pena: então o Estado não me está a compensar pelos meus sacrifícios (à força) pela Pátria com uma pensão de ex combatente de cerca de 40 Euros por ano. Não me enganei, é por ano e ainda tenho de a declarar no IRS (para mim esta declaração é que sinto como sacrifício). Mas pensando bem, só para receber esta homenagem anual vale a pena continuar neste mundo. E o corona que se f*da (como dizíamos na tropa). Na tropa o vocabulário era um bocado para o ordinário, desculpem, estou a reviver velhos tempos.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.