Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Sabia que... (32)

João Carvalho, 06.07.10

... uma baleia há muito extinta tinha o vício de morder e arrancar pedaços a outras baleias? Pois é: a descoberta deve-se a um grupo de cientistas do Museu de História Natural de Paris, que encontrou ossadas incriminadoras num deserto do Peru, e acaba de ser revelada num artigo que publicaram no jornal Nature.

Há 12 milhões de anos, o bicho (agora baptizado como Leviathan melvillei em memória do autor de Moby Dick, Herman Melville) atingia o comprimento de 13 a 18 metros, o que não é um exagero se comparado com muitas baleias actuais. Diferentes destas, porém, aquelas baleias tinham esse vício muito impróprio de morder, arrancar e comer umas boas postas às suas semelhantes, graças a uns belos dentinhos (alguns chegavam aos 36 centímetros). Umas predadoras gigantes de que ninguém desconfiava e que conseguiram viver tranquilamente, a coberto do estatuto de inocentes até prova em contrário (só agora obtida pelos investigadores).

Mesmo há 12 milhões de anos, não era comum seres vivos atacarem a sua espécie ou membros da mesma família. Hoje em dia, ainda menos. Excepto os seres humanos. Especialmente na Europa. Sobretudo em Portugal. Arrancam-nos couro e cabelo com a dentuça fiscal e ainda ficam a rosnar. Ou a mostrar a cremalheira, muito satisfeitos pela facilidade com que alimentam os vícios.

6 comentários

Comentar post