Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Transparências

Sérgio de Almeida Correia, 06.07.10

Primeiro foi a miserável campanha de qualificação, conseguida in extremis contra esse potentado futebolístico que é a Bósnia-Herzegovina. Seguiram-se estágios de luxo em que os meninos foram sempre brindados com todas as mordomias e apaparicados pela imprensa e pelos adeptos, que passavam horas à porta dos hotéis e dos locais de treino para obterem um aceno distante das estrelas. Pelo caminho, o seleccionador nacional foi prometendo mundos e fundos, uma campanha inesquecível e, naturalmente, tudo fazer para trazer o título para casa.

Houve quem fosse pondo água na fervura logo depois da convocatória ter saído quando viu a lista de jogadores nela incluídos e ousadamente dissesse que com aqueles jogadores nem com Cristiano a mil à hora chegaríamos a algum lado.

A prova começou e o que se viu foi um desconchavo, uma equipa que não se entendia dentro do campo e um mar de desentendimentos fora do campo. Afinal entre os eleitos sempre havia uns que eram mais eleitos do que outros.

No final, a selecção limitou-se a cumprir os mínimos, o que é sempre muito pouco para quem aspirava ao título mundial e partiu do 3º lugar do ranking da Fifa. Sem brilho e sem classe.

À medida que a competição avançava os jornais davam conta da saída de outros seleccionadores, do final do ciclo. Foi assim com a França, com a Itália, com a Costa do Marfim, com a Inglaterra, com a Grécia, com o México, mas também com o Brasil, com a Argentina, com o Japão e mais uns quantos.

Quanto a Portugal já se percebeu que ficará tudo na mesma. Os nossos padrões de exigência não são comparáveis com os dos outros países. Por isso Madaíl continuará na Federação. E Queiroz também. Quem fez a campanha que ele fez seguramente que merece receber mais € 800.000 de bónus, a juntar aos quase € 115.000 de salário mensal. Com estas compensações pelo trabalho realizado, Carlos Queiroz deverá ser uma espécie de gestor público da Federação Portuguesa de Futebol. A linha está feita. Agora é só seguir para bingo.   

1 comentário

Comentar post