Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

A ver o Mundial (8)

Pedro Correia, 25.06.10

Há jogos que prometem muito e oferecem pouco enquanto espectáculo. Foi o caso deste que hoje opôs, em Durban, as selecções de Portugal e do Brasil. A primeira parte foi entediante. O jogo melhorou em grande parte do segundo tempo, mas no final foram bem compreensíveis os assobios que vieram das bancadas: duas selecções tão cotadas como a brasileira e a portuguesa poderiam e deveriam ter proporcionado aos 62 mil espectadores que seguiram a partida no estádio - e aos milhões que a acompanharam pela televisão - um confronto mais empolgante.

Mas no futebol os resultados é que contam. E, da nossa perspectiva, o balanço é positivo: o empate a zero com o Brasil serve de passaporte aos portugueses para os oitavos-de-final. Disto não se podem gabar italianos e franceses (finalistas em 2006), que já disseram adeus ao Mundial da África do Sul, tal como a selecção anfitriã.

Portugal teve grande disciplina táctica, anulou com inteligência o jogo ofensivo dos brasileiros, funcionou como colectivo e teve frieza suficiente para não se deixar embriagar pela vitória esmagadora contra a Coreia do Norte. O jogo de hoje era incomparável com o anterior: havia que montar um dispositivo táctico diferente. E jogar de cabeça fria.

Assim foi. E ainda bem. Na terça-feira há mais.

Brasil, 0 - Portugal, 0

 

................................................

 

Os jogadores portugueses, um a um:

 

Eduardo - Atento, seguro, confiante. Fez duas excelentes defesas, uma em cada parte do encontro.

 

Ricardo Costa - Terceira aposta de Carlos Queiroz para lateral direito em três jogos. Depois de Paulo Ferreira e Miguel. Aposta longe de ter sido ganha: este foi claramente o pior elemento da nossa linha defensiva, que jogou globamente bem. Muito nervoso no início, perdeu vários lances no confronto directo com Nilmar - um deles, aos 29', ia resultando em golo para o Brasil. A primeira vez que subiu no terreno foi aos 57', o que diz muito sobre a sua exibição.

 

Ricardo Carvalho - Uma vez mais, foi o patrão da defesa. Como era de esperar, ousou muito menos incursões ofensivas. Acorreu várias vezes, com eficácia, à dobra de Ricardo Costa.

 

Bruno Alves - Um elemento essencial da muralha defensiva portuguesa, mais notória na segunda parte.

 

Fábio Coentrão - Cabia-lhe o confronto mais difícil, com Maicon (e também com Daniel Alves). Levou quase sempre a melhor. Coube-lhe também o primeiro arranque ofensivo da nossa selecção, aos 14', seguido de outro três minutos depois.

 

Pepe - Regressou à equipa das quinas após longa ausência por lesão. Está ainda longe da melhor forma, o que o levou a perder várias bolas no meio-campo. Recebeu um cartão amarelo aos 39'. Substituído por Pedro Mendes aos 63'.

 

Tiago - Muitos pontos abaixo da sua exibição contra os norte-coreanos. Errou diversos passes. E recebeu um cartão amarelo aos 30' por simular um penálti. Melhorou na segunda parte, como a quase totalidade da equipa.

 

Raul Meireles - A táctica adoptada por Queiroz não foi a mais adequada às suas características de jogo, o que o levou a andar um pouco perdido no meio-campo. Mas aos 59' fez o remate mais perigoso à baliza brasileira, após excelente passe de Cristiano Ronaldo, salvo pelo guarda-redes Júlio César.

 

Cristiano Ronaldo - Na primeira parte, o seu esforço foi muito desperdiçado. Melhorou de rendimento no segundo tempo, causando alguns calafrios à defesa brasileira, que por vezes se viu forçada a travá-lo em falta. Grande passe para o remate de Raul Meireles aos 59'. Não anda com boa pontaria na marcação de livres.

 

Duda - Exibição apagada. Também errou muitos passes, tal como Pepe e Tiago. Recebeu um cartão amarelo perfeitamente evitável por ter protestado junto do árbitro. Foi bem substituído por Simão Sabrosa.

 

Danny - Queiroz voltou a apostar nele depois de tê-lo deixado no banco contra a Coreia do Norte. Mas ainda não foi desta que justificou um lugar como titular na selecção. O seu melhor lance ocorreu à beira do fim, quando poderia ter marcado.

 

Simão Sabrosa - A sua entrada, aos 53', deu ritmo e vivacidade à selecção. Está em excelente forma física, o que ficou bem evidente em campo. Falta-lhe afinar a pontaria nos lances de bola parada. Aos 76', fez um grande centro para o remate de Cristiano Ronaldo.

 

Pedro Mendes - Substituiu - com vantagem - Pepe aos 63'. Deu mais solidez ao nosso meio-campo, com a sua eficácia habitual.

 

Miguel Veloso - Substituiu Raul Meireles aos 83'. Ainda a tempo de fazer um magnífico passe longo para Cristiano Ronaldo que gerou um dos mais perigosos ataques portugueses quase no fim do encontro.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    André 25.06.2010

    Era exactamente o que ia a dizer, não existe passe do Cristiano; existe sim um corte do Lúcio, contudo esse corte resulta de uma boa arrancada do Cristiano, ainda um pouco atrás do meio-campo, carregando a equipa até à grande area do Brasil frente a 2 ou 3 adversários, ou seja, nota mais para o Cristiano à mesma nesse lance :p
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 25.06.2010

    Sem dúvida: nota mais para o Cristiano Ronaldo nesse lance. Foi, de facto, um corte do Lúcio. É o que se sucede quando se escreve em cima do acontecimento sem possibilidade de rever os lances. Mas vou rectificar.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.