Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




José Mourinho

por João Campos, em 22.05.10

 

Nunca percebi a aversão nacional a José Mourinho. Ou melhor, perceber até a percebo, e por isso mesmo a acho triste. Mourinho recusa assumir um dos piores e de longe o mais irritante traço de carácter nacional: a falsa modéstia. Mourinho não precisa de que alguém lhe diga "és muito bom treinador"; ele sabe que é muito bom, sabe que é um dos melhores. Sabe o que trabalhou (e trabalha) para isso. E assume-o. Cá no burgo, dizemos que ele é arrogante, como dizemos que é arrogante qualquer pessoa que deixe de lado a miserável falsa modéstia nacional e assuma o valor que tem. A verdade é que todos lhe reconhecem o valor. Todos admitem que ele é um dos melhores treinadores do mundo, se não mesmo o melhor. Como ele sabe. Mas é pecado ele reconhecê-lo; devia ser menos arrogante, dizemos. Devia ser mais humilde, dizemos. Espalhamos fel em blogues, em caixas de comentários de notícias de jornal, em conversas de café. Pobres de nós, que perante um dos nossos melhores apenas nos ocorre dizer que é arrogante e pouco humilde. Tornámo-nos tão pequeninos.

 

Hoje, Mourinho estará na final da Champions. Mais do que ver o jogo, quero vê-lo ganhar e festejar o título se vencer. Porque o merece. Porque faz sempre, sempre por vencer e por ser o melhor.


28 comentários

Sem imagem de perfil

De João Espinho a 22.05.2010 às 14:27

@jc - e eu, que há mais de quatro décadas tenho o Bayern como segunda equipa (depois do SCP) terei que enfiar essa carapuça? Nem pensar. Que ganhe o FC Beyern, independentemente de quem seja o treinador da equipa adversária.
(espero que seja, essencialmente, um jogo de bom futebol)
Imagem de perfil

De João Campos a 22.05.2010 às 14:46

Claro que não - jamais defenderia tal coisa. Eu, por acaso, não tenho qualquer simpatia para com o Bayern de Munique. Se o jogo fosse contra o Liverpool já seria uma escolha mais complicada...

Mas admiro o Mourinho, e hoje desejo-lhe a vitória. Não é patriotismo. É mesmo admiração por alguém muito bom naquilo que faz, sem necessitar de se diminuir com falsa modéstia para cair nas graças irrelevantes de quem quer que seja.
Sem imagem de perfil

De João Espinho a 22.05.2010 às 15:05

@jc - só pretendi marcar terreno :-)
No essencial, concordo com o que escreveu o João. Há qualquer coisa neste nosso país (hoje escrevo-o com P minúsculo, quando antes sempre o fiz de forma maiúscula) que está na fronteira entre a inveja e a falta de auto-estima. E já que estamos no futebol: não é Cristiano Ronaldo um dos melhores futebolistas do mundo? Concordará que sim. Mas já viu o que se diz dele pelo facto de ter ido, via aérea, de Tires à Covilhã?
Enfim...
Imagem de perfil

De João Carvalho a 22.05.2010 às 15:06

Acho que tens razão.
Sem imagem de perfil

De mdsol a 22.05.2010 às 14:52

Onde é que está a aversão nacional a José Mourinho? Nunca dei objectivamente por ela. Acresce que não ter aversão por, não implica concordar sempre com tudo. Deus só no céu e para quem acredita.

Já as declarações que Mourinho fez em relação à selecção nacional de futebol são, no mínimo, questionáveis. Numa leitura benévola posso entender que Mourinho quis colocar pressão (da "boa") na selecção. Mas isso é uma leitura de quem acordou bem disposta. Mourinho sabe o peso das suas palavras. Por isso é que ele as cuida tanto. O senão está em que só trata do discurso em função dos seus interesses próprios. E, numa leitura menos bem disposta do que ele disse, parece-me que poderia ter estado calado... Nenhuma solidariedade, é o que é. Ainda bem que jogadores como Deco e Ricardo Carvalho comentaram serenamente, na medida certa. Sem desdém nem subserviência.

Claro que quero que ele ganhe. Ou seja: quero que ele esteja em dia bom, em dia de mostrar toda a sua competência. Que é muitíssima.
Sem imagem de perfil

De João Espinho a 22.05.2010 às 16:30

@mdsol - Isto a propósito das declarações de Mourinho sobre a selecção: acha que a selecção portuguesa merece estar neste Campeonato do Mundo? Não acha, pois não? Eu também não. Assim, aquilo a que chama "discursos em vontade própria" é, nem mais nem menos, aquilo que o cidadão comum (eu) pensa desta selecção. Se chegarmos mais longe, agradeço que me alerte, pois virei aqui e farei na minha Praça um destaque especial de orgulho nacional. Com a sua colaboração, pois claro!
Sem imagem de perfil

De mdsol a 22.05.2010 às 17:17

Sinceramente não sei discutir a questão nos termos em que a coloca. (O mais certo é eu nem saber discuti-la em termos nenhuns, mas, adiante...)
O que é merecer estar no campeonato do mundo? Que critérios usamos para dizer se merece ou não?
Podemos ir pelos critérios de cada um. Claro. Mas, parece-me que os únicos critérios que nos permitirão conversar são os critérios universais que marcam este tipo de desporto. As condições da competição e o sistema de regras estão padronizados internacionalmente. Se noutras situações podemos e devemos usar critérios de outra natureza, nesta parece-me que o critério de qualidade a usar é o que está regulamentado. Deste modo, o resultado desportivo - frio e claro - dita quem merece ou não estar. Portugal fez pontos suficientes para lá estar e está.

E este é um dos sortilégios do desporto: tem critérios de desempenho fáceis: uma equipa marca 3 a outra 2 quem ganha é a que marca 3. Não há discussão. (Onde a discussão se complica é nas questões da optimização da forma ou do desempenho individual num desporto colectivo, digo eu...)

Antes de continuar tenho de perguntar: estou a ver muito mal?
Sem imagem de perfil

De singularis alentejanus a 22.05.2010 às 15:15

Na qualidadade de mouro, isto é, de pessoa que vive a Sul do Tejo, dá-me um imenso e sádico prazer constatar que o proeminente e português, logo não mouro, FCP conseguiu as suas mais importantes vitórias sob a batuta de um mouro de nome Mourinho.
Sem imagem de perfil

De mdsol a 22.05.2010 às 17:35

Está bem. Cada um tem as fruições que escolhe e que é capaz de ter. Nada a opor.
Sem imagem de perfil

De javali a 22.05.2010 às 16:22

A falsa modéstia não é algo "português" ou algo inscrito no carácter nacional (seja lá o que isso for). A falsa modéstia é universal e inclusivamente está muito em voga, interligada que está com o "politicamente correcto".
Sem imagem de perfil

De javali a 22.05.2010 às 16:24

Um exemplo: http://arrastao.org/sem-categoria/cair-do-pedestal/
Sem imagem de perfil

De Pedro Coimbra a 22.05.2010 às 17:10

Não é um dos melhores, é o melhor.
E há muito tempo.
Sem imagem de perfil

De mdsol a 22.05.2010 às 17:18

Até já ganhou esta competição, muito mais novo e a treinar o FCP.

:)))
Sem imagem de perfil

De teresinha a 22.05.2010 às 21:46

Este gajo é mesmo BOM. Pode juntar-se aos que põem pontes em cima da mesa.
Sem imagem de perfil

De teresinha a 23.05.2010 às 00:08

Só muito depois é que dei conta que comentara no post do João Campos.
E podia dar-se o caso do Campos não saber quem trata das pontes... eheheheh
Mas vale-me a sua particular atenção, João carvalho.:))
Imagem de perfil

De João Carvalho a 23.05.2010 às 00:31

Atenção concentrada em si, Teresinha.
:o)
Sem imagem de perfil

De teresinha a 23.05.2010 às 15:11

lololol
Imagem de perfil

De João Campos a 23.05.2010 às 01:50

Pois, de facto não sei, provavelmente por distracção (sou muito distraído). Erm, pontes?
Sem imagem de perfil

De teresinha a 23.05.2010 às 15:10

João Campos:
Vai uma aposta em como não é mais distraído do que eu?
Acredite, sou a tipa mais distraída do planeta e olhe que isso não é nada bom. É, cá, cada equívoco... que chego a deixar as pedras da calçada enrubescidas. Se lhe juntarmos um pouco de dislexia, perceberá o meu drama:))
Sem imagem de perfil

De zeparafuso a 22.05.2010 às 22:32

Contestem o que quiserem . Mourinho é Campeão Europeu! Não gostam dele ? Ele faz-lhes a vontade e ganha. E para que conste o Inter ganhou 2-0, isto é, a equipa do Mourinho. Chamam-lhe arrogante, vaidoso, aquilo que vos vai na alma. Até parece que eu gosto de Mourinho. Não, não gosto, mas gosto de ser português . Mourinho fez durante esta hora e meia esquecer, todas as maldades do nosso governo. Força Zé!!!!
Sem imagem de perfil

De javali a 22.05.2010 às 23:45

Você contenta-se com pouco... :P
Sem imagem de perfil

De zeparafuso a 23.05.2010 às 13:53

Não se trata de contentar com pouco. Trata-se de gostar de futebol, trata-se de apoiar um português mesmo que não se goste dele. Trata-se de nesta hora e meia de futebol, esquecer todas as aldrabices do governo de um País, que cada vez está a ser menos País e a depender daquilo que outros querem que sejamos. Trata-se de aliviar o espírito Se isto for contentar com pouco, então eu contento-me com pouco, porque 5 minutos que seja, a não pensar em aldrabices, em promessas não cumpridas, em governantes que não governam nada, em governos que tiram aos pobres para dar aos ricos, em governos que permitem que os ricos fiquem cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, então, sim contento-me com pouco. Pelo menos enquanto durou o jogo não pensei nisto, pensei apenas que o arrogante do Zé Mourinho, que até é português, estava a ganhar e ganhou por mérito próprio, uma taça dos Campeões Europeus. Isto porque v. e eu somos dois, mudamos alguma coisa? Eu não votei no actual governo por não acreditar neles, mudou alguma coisa?
Sem imagem de perfil

De javali a 23.05.2010 às 21:00

Calma, calma... Foi uma graçola minha. Entendo onde quer chegar.
Sem imagem de perfil

De mdsol a 23.05.2010 às 17:33

Posso preguntar o que é que é pouco?
Sem imagem de perfil

De zeparafuso a 24.05.2010 às 07:45

Provavelmente tudo aquilo que o amigo javali pensa, porque eu não disse tudo e ele justifica-se que estava a gracejar.
Sem imagem de perfil

De OCM a 23.05.2010 às 18:18

Aprecio as qualidades do Mourinho, mas não pode utilizar o caso de vida "Mourinho" para apreciar este ou aquele defeito dos portugueses, que temos muitos e alguns são graves. Mourinho é arrogante como muitos portugueses, é trabalhador como muito portugueses e é competente como muitos portugueses. Mas também tem sorte. Como sabe, na vida também é preciso ter sorte. Pelo menos alguma. E não sei se há muitos portugueses com tanta sorte como o Mourinho. Acho, aliás, que ultimamente não temos tido sorte nenhuma. Depois de um primeiro-ministro fugitivo (do PSD) ao qual sucedeu um primeiro-ministro mentiroso (do PS), corremos o risco de ter um primeiro-ministro (do PSD) que é a síntese daqueles.
Portugal merece melhor sorte. Assim como Mourinho merece a sorte que tem tido.
Sem imagem de perfil

De zig a 25.05.2010 às 21:12

Desculpem discordar, mas apenas um pouco!

Sim, há muitas vozes contra esse grande treinador, eu como portista (mas pouco) sempre fui contra o aparecimento dessas vozes, porém, não será que se dá demasiada importância a essas vozes? Como dizia alguém: os cães ladram mas a caravana passa, peeenso eu de que :)

Comentar post



O nosso livro



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D