Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A bitola do ministro

por João Carvalho, em 03.05.10

Se derem atenção a este post do Paulo Gorjão mais abaixo e a estas palavras do actual ministro das Obras Públicas, hão-de reparar que ele não se limita a insistir em obras que ele devia saber que não poderão avançar. Hão-de reparar que ele não se limita a defender um aeroporto que está por estudar, porque a aviação comercial mudou completamente em dois anos. Hão-de reparar que ele não se limita a defender a projecção de Portugal na rede ferroviária transeuropeia de alta velocidade, como se o TGV atravessasse a Espanha de avião por as linhas serem diferentes do resto da Europa.

Não. Hão-de reparar que ele não se limita a isso. Há mais qualquer coisa nele que começamos a descobrir e que se relaciona com comboios. Não sei se é a bitola estreita.


13 comentários

Sem imagem de perfil

De anonimo a 03.05.2010 às 18:47

Topa-se bem o que é. Simples. Já adiantaram umas "bitolas" e agora não pode voltar atrás...
Sem imagem de perfil

De Ana Cleto a 03.05.2010 às 18:53

A propósito, está cada vez mais próximo o dia em que, finalmente, se saberão ao pormenor os motivos pelos quais o PS preferiu autodestruir-se a desenvencilhar-se do suposto engenheiro.
Imagem de perfil

De João Carvalho a 04.05.2010 às 11:33

Acha que é preciso? Não lhe parece que já todos sabem isso, seja qual for a conclusão?
Sem imagem de perfil

De tricAnti-GOP a 03.05.2010 às 21:45

Cadê o PSD de Passos Coelho, anda tão caladinho...sobre as Grandes Obras Publicas! Cá para mim, o acordo PS-PSD, realizado entre Passos e Socrates, estava incluido a assinatura do projecto TGV e outras Grandes Obras...quando actual liderança do PSD, se limita a fazer discursos de circunstância sobre esta matéria, está quase tudo dito...

Quinta ou Sexta é assinado o contrato do TGV e o PSD!!?? nada...xiiiuuu afinal para alguma coisa servem os testas de ferro!!

com tantos passistas na comunicação e o silêncio deles sobre este tema é ensurdecedor...só sabem atacar o Presidente da Republica

Imagem de perfil

De João Carvalho a 04.05.2010 às 01:15

Vá lá, esforce-se mais um nadinha que a esta hora já estou cansado. Eu sei que V. escreve melhor do-có-que faz aqui e a esta hora já nem vejo as linhas direitas, quanto mais entendê-lo*.

* - Estou a presumir que o defeito é meu.
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 04.05.2010 às 09:59

"a aviação comercial mudou completamente em dois anos"

Quem nos garante que essa mudança não é apenas transitória e que, dentro de um ou dois anos, o crescimento não retomará?
Imagem de perfil

De João Carvalho a 04.05.2010 às 11:38

Não é novidade para si que eu, por vezes, tenha pouca pachorra para os seus comentários permanentemente do contra. Mais tinha-o em melhor conta, Luís.

Quem nos garante que essa mudança não alterou definitivamente a realidade por um largo período de tempo? Por isso é que eu escrevi que o novo aeroporto, no momento actual, está por estudar. E V. sabe ler o que eu escrevi, não sabe?
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 04.05.2010 às 22:33

Quem nos garante que Luís é Lavoura? Quem nos garante que Lavoura é Luís?
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 04.05.2010 às 10:00

"por as linhas serem diferentes do resto da Europa"

Que eu saiba, e tenho quase a certeza disto, as linhas espanholas de TGV estão já em bitola europeia.
Imagem de perfil

De João Carvalho a 04.05.2010 às 11:34

Que eu saiba, não estão. Que eu saiba, Espanha tem planos para que venham a estar.
Sem imagem de perfil

De Ricardo B a 04.05.2010 às 22:10

Caro João,
vai-me perdoar se isto lhe soa a má educação mas você precisa de aprender a dar aos outros o benefício da dúvida.
A respeito do TGV, você parece predisposto a acreditar piamente em tudo, por mais estúpido que seja, desde que seja contra o TGV.

Isto para lhe dizer que o Luís Lavoura tem razão: as linhas de "TGV" espanholas são, efectivamente em bitola europeia.
Por exemplo, pode ver no site da ADIF as caracteristicas da linha Madrid - Badajoz: http://www.adif.es/es_ES/infraestructuras/lineas_de_alta_velocidad/madrid_extremadura_fronteraportuguesa/madrid_extremadura_fronteraportuguesa.shtml

Os comboios das séries S/100, S/102 e S/103 operam exclusivamente nas linhas de bitola europeia.

Também tem comboios (S/120 e S/130) que operam em ambas as bitolas, sendo a transição feita em movimento (até 30 km/h) ao passar num intercambiador.

Os planos que Espanha tem são para passar toda a restante rede em bitola ibérica para bitola europeia.
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 04.05.2010 às 10:07

Pode confirmar em

http://en.wikipedia.org/wiki/AVE

que a bitola do AVE é, desde a sua construção, idêntica à europeia. Logo, o TGV português, como o espanhol, poderá dar ligação direta a França.
Imagem de perfil

De João Carvalho a 04.05.2010 às 11:34

Informe-se melhor.

Comentar post



O nosso livro



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D