Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O futebol como metáfora da política

Pedro Correia, 29.04.10

 

O futebol pode ser uma metáfora da política. Pensei nisto esta noite, ao ver o jogo das meias finais entre o Barcelona e o Inter, com um Camp Nou cheio de adeptos a incentivar o clube catalão. Durante 90 minutos, o Barça jogou ao ataque, pressionando o último reduto italiano. E chegou a marcar um belíssimo golo, por Piqué. Insuficiente, no entanto, para anular o 3-1 da primeira mão, jogada em casa do Inter.

Sem uma jogada ofensiva, sem um remate à baliza, sem um único avançado, o clube treinado por José Mourinho ganhou o acesso à final com o Bayern de Munique. Só por ter sido eficaz a defender. O espectáculo que deu no estádio foi deprimente. A "justiça" - termo que os nossos comentadores desportivos adoram - do desfecho foi nula. Mas não estamos no reino da estética: como dizia o outro, quem quer espectáculo compra bilhete para a ópera. E também não estamos no domínio da justiça, como se um relvado fosse um tribunal: se estivéssemos, o Barça seria um vencedor obrigatório.

Estamos no domínio dos resultados. Só isso. Mourinho transformou a sua equipa num intransponível muro de betão. Dando mau espectáculo e condenando ao fracasso o futebol de ataque. Mas carimbou o passaporte para a final.

E é por isto que o futebol me parece uma metáfora da política. Não interessa se o espectáculo é feio ou se o desfecho é "injusto".

Só os resultados contam.

7 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 29.04.2010

    Empate a zero? Que empate a zero? Você viu mesmo o jogo?
  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 29.04.2010

    O jogo ficou 1-0 graças a um golo obtido em fora-de-jogo, como referi no meu comentário. Bem arbitrado, o jogo ficava 0-0. O que,. como disse, seria um resultado inteiramente justo, dada a inoperância atacante do Barça e a perfeição defensiva do Inter.

    O resultado 1-0 foi construído pelo fiscal-de-linha.
  • Sem imagem de perfil

    Ricardo Sardo 29.04.2010

    Caro Luis,, bem arbitrados os dois jogos, em Milão teria ficado 2-1 para o Barça e ontem 2-0. Ou o golo de Maicon (o 2-1 em San Ciro) não resultou num contra-ataque depois de uma falta não assinalada sobre Messi? Ou o 3-1, por Milito, não foi em offside no momento em que Snejider cabeçeia? Ou o Cambiasso não derruba Messi dentro da área com 2-1 pro Inter? Ou o amigo Olarápio Benquerença não é amigo de Mourinho (desde os tempos de Leiria)? Ou o Muntari não estava ontem a colocar Piqué em jogo (veja as imagens)? Ou o ressalto em Touré não bate na barriga e ressalta para o Barça, sendo perfeitamente casual e sem intenção, sobrando para o golo de Bojan? Ou, ainda na primeira parte, o Ibrahimovic não sofreu penalty de Lucio, de tal forma que teve de trocar a camisola que ficou rasgada (!!!)?
    Mas, ainda por falar em justiça, não teria jogado o Chelsea com o Barça, depois de em Milão ter sido roubado em 3 penalties (ficou 2-1 pro Inter)? Por mim, entregue-se já o caneco, pois parece que Platini e seus muchachos querem fazer o favor a Mourinho. É, sem dúvida, o melhor do Mundo e já provou isso há muito tempo, mas sem as ajudas que tem tido, ficaria demonstrado que um grande treinador não faz uma grande equipe...
    Cumprimentos.

    PS: no primeiro comentario escreveu que "o Barça basicamente não criou jogadas de golo iminente. O Barça teve a bola e atacou, mas não criou nada de perigoso". Então o remate do Messi na primeira parte, ao qual o Júlio César respondeu com uma grande defesa, não conta? O cabeçeamento do Bojan, 2 mins antes do golo, que quase deu golo (o J. César desviou com o olhar), não conta? Podia aqui dar outros exemplos de chances claríssimas, mas, como escreveu o Pedro, devia ter visto um outro jogo qualquer...
  • Sem imagem de perfil

    Antonio 29.04.2010

    é impressao minha ou anda aqui gente com azia??
    A Arrogancia dos espanhois foi vencida por um Mourinho esperto!
    Onde se admite fazer barulho até as quinhentas para nao deichar os jogadores do inter dormir?
    So mesmo dos anti mourinho!!!
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 29.04.2010

    Não confunda catalães com espanhóis. Eles detestam que se faça essa confusão.
  • Sem imagem de perfil

    Antonio 30.04.2010

    Chineses nao sao certamente!!!
    Penso que o Sr tambem anda com azia, com tanta raiva até dava pra desconfiar que é barcelonêz, o amigo, porque nao vai ter com o Mourinho e lhe da uma tareia? Se é isso que lhe possa aliviar a dor, faça-o ou cale-se deuma vez por todas...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.