Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O futebol como metáfora da política

Pedro Correia, 29.04.10

 

O futebol pode ser uma metáfora da política. Pensei nisto esta noite, ao ver o jogo das meias finais entre o Barcelona e o Inter, com um Camp Nou cheio de adeptos a incentivar o clube catalão. Durante 90 minutos, o Barça jogou ao ataque, pressionando o último reduto italiano. E chegou a marcar um belíssimo golo, por Piqué. Insuficiente, no entanto, para anular o 3-1 da primeira mão, jogada em casa do Inter.

Sem uma jogada ofensiva, sem um remate à baliza, sem um único avançado, o clube treinado por José Mourinho ganhou o acesso à final com o Bayern de Munique. Só por ter sido eficaz a defender. O espectáculo que deu no estádio foi deprimente. A "justiça" - termo que os nossos comentadores desportivos adoram - do desfecho foi nula. Mas não estamos no reino da estética: como dizia o outro, quem quer espectáculo compra bilhete para a ópera. E também não estamos no domínio da justiça, como se um relvado fosse um tribunal: se estivéssemos, o Barça seria um vencedor obrigatório.

Estamos no domínio dos resultados. Só isso. Mourinho transformou a sua equipa num intransponível muro de betão. Dando mau espectáculo e condenando ao fracasso o futebol de ataque. Mas carimbou o passaporte para a final.

E é por isto que o futebol me parece uma metáfora da política. Não interessa se o espectáculo é feio ou se o desfecho é "injusto".

Só os resultados contam.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 29.04.2010

    O Mourinho provou em Milão que a sua equipa é superior à do Barcelona, por isso 3 a 1. Na segunda mão a tática seria a que apresentou;quem precisa de ganhar que se esforce.Então assim fizeram os espanhois;esforço sem soluções para ganhar,mostrando impotencia perante um adversário altamente poderoso que só se esforço em metade do campo.Foi a derrota mais bela que já vi. O Mourinho foi
    um estratega genial
    Artur
  • Sem imagem de perfil

    anónimo 29.04.2010

    O que vimos foi um Inter super-defensivo à espera que a sorte lhe sorrisse. O Barcelona foi um digno vencido, mas mostrou porque é a melhor equipa do mundo. Futebol é isto. Quanto à atitude que teve o Mourinho, não lhe fica bem, embora reconheça que levou o Inter aonde nunca tinha chegado. Soube agora que também o Atlético de Madrid (que eliminou o Sporting mesmo sem lhe ganhar) e passou à final batendo o Liverpool que goleou o Benfica... dá para entender?
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 29.04.2010

    Mourinho é um excelente treinador, como ontem ficou provado uma vez mais, mas falta-lhe saber ganhar. A manifestação de arrogância que teve no fim ficou-lhe muito mal.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.