Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Não há coincidências (7)

Ana Vidal, 03.05.10

 


Do, Re, Mi / The sound of music (1959) - Rodgers and Hammerstein

 

Não me batam. Eu sei que The Sound of Music é um dos filmes da infância ou da adolescência de quase todos nós e que, apesar das repetições ad nauseam de que somos vítimas todos os Natais, continuamos a comover-nos com a ingenuidade da história e a beleza das melodias. A canção  Do-Re-Mi é um desses mágicos momentos do filme, em que a maçadora aprendizagem do solfejo se transforma numa brincadeira divertida e contagiante e a cumplicidade se estabelece definitivamente entre Maria e as crianças. Do-Re-Mi acabou por ganhar vida própria e tornar-se numa das primeiras melodias ensinadas nas escolas de música, pela facilidade de memorização das sete notas da escala básica.

 

Nem a canção nem o filme precisam de apresentações, pelo que não vou alongar-me. E talvez a canção não seja um vulgar caso de plágio, já que me parece mais uma propositada e provocatória piscadela de olho ao compositor alemão. Ou até mesmo uma pequena vingança, se tivermos em conta o teor da história. Mas uma coisa é certa: a vertiginosa sequência melódica de Wagner dá o mote à canção, sem que haja lugar a grandes dúvidas. E, que eu tenha apurado, não há registo de "inspirações" reconhecidas. Fica a curiosidade.

 

 


Tannhauser Overture - Richard Wagner

Sou uma apaixonada pelas geniais aberturas e coros de Wagner (embora nunca tenho tido a paciência de ouvir as óperas completas, que são intermináveis) e esta é uma das minhas preferidas. Vale a pena ouvir estes sete minutos completos, pela sua beleza, ainda para mais quando a batuta é a do grande Karajan. Para quem não quiser ouvir tudo, peço a especial atenção para o intervalo de tempo que vai do minuto 07':16 ao 07':24 deste video. E depois digam-me o que acharam.

 

Obrigada à Gi pela preciosa dica de hoje.


24 comentários

Comentar post