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Delito de Opinião

Não há coincidências (4)

Ana Vidal, 23.04.10

 

American Tune (1975) - Paul Simon

 

Há quem defenda que este caso, ao contrário dos que já apresentei anteriormente, é pura coincidência. E eu confesso que tenho vontade de acreditar que sim, que Paul Simon seria incapaz de usar uma melodia de Bach sem atribuir os créditos devidos ao autor original. E também de acreditar que Paul Simon, senhor de uma criatividade e de uma qualidade musical muito acima da média, não precisaria de copiar ninguém. Mas... vejo-me obrigada a admitir que tendemos, todos nós, a usar dois pesos e duas medidas nas nossas avaliações, consoante se trate de quem admiramos ou de quem não consideramos ou não gostamos de todo. E tenho de admitir também que a descoberta desta "coincidência" que hoje trago aqui, a fiz sozinha, primeiro intrigada e depois desiludida, durante um concerto maravilhoso. Já contei o caso aqui, para quem estiver interessado em saber a história toda. O certo é que, pelo menos no disco de Paul Simon que tenho onde consta American Tune, não há qualquer alusão a Bach. Para mim, e por mais que me custe, é um claro caso de plágio.

 

 

Matthaus Passion.1.11.Choral.Ich will hier bei dir stehen - J.S. Bach

 

O que eu não sabia – só descobri nas pesquisas para esta série – e me deixou muito mais aliviada, devo confessar, é que este  magnífico coro de Bach já é também, ele próprio, uma espécie de cover de "Mein Gmüth ist mir verwirret" (sem video disponível), uma melodia criada por um compositor anterior: Hans Hassler. Curiosamente, um outro grupo da Pop Music – Peter, Paul and Mary – fez dela "Because All Men Are Brothers" (video aqui), um dos seus muitos êxitos. Toda esta sequência de aproveitamentos prova, uma vez mais, que a tentação da cópia não poupa ninguém, nem os músicos mais talentosos.

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