Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Sci-Fi: os meus filmes (10)

João Campos, 18.04.10

6. Aliens (James Cameron, 1986)


Realizar a sequela a uma obra prima de um grande realizador é uma tarefa que não está ao alcance de todos: a muitos faltaria a arte, e à maioria faltaria mesmo a coragem. A James Cameron não faltou uma ou outra quando decidiu realizar Aliens: percebendo que não poderia simplesmente repetir o terror claustrofóbico do primeiro filme da série, Cameron optou por mudar de registo, e passar do suspense/terror para um filme de ficção científica com suspense, mas mais orientado para a acção pura e dura. Se em Alien, no singular, havia apenas um "alien", em Aliens, como o plural indica, existem muitos (e foi uma forma criativa de evitar a óbvia denominação "Alien 2") - como, aliás, a frase promocional anuncia: this time there's more. E nem foi preciso dar uma grande volta ao enredo: após mais de cinquenta anos em sono criogénico no vazio do espaço, Ellen Ripley (novamente interpretada por Sigourney Weaver) é encontrada, e "convidada" a regressar ao planeta onde o alien foi encontrado pela tripulação da "Nostromo". Mas desta vez, ao invés de ter por companhia uma tripulação civil, Ripley faz-se acompanhar por um pelotão de Marines, muito bem armados...
Não costumo entrar na discussão sobre qual dos filmes é melhor: se o primeiro, de Scott, ou se o segundo, de Cameron. Preferência pessoal à parte, considero que ambos são brilhantes. Este, revi-o há dias - é de cortar a respiração. É pena que as sequelas não tenham acompanhado o ritmo, mas há que reconhecer que, com Aliens, Cameron colocou a fasquia demasiado alta - e David Fincher estatelou-se ao comprido quando tentou Alien 3.

Enfim, isso são contas de outro rosário. Restam os cinco filmes que tenho como os melhores do género. Alguém quer arriscar um palpite?

14 comentários

Comentar post