Sci-Fi: os meus filmes (8)
8º: Ghost in the Shell (Mamoru Oshii, 1995)
Esta lista que tenho apresentado tem uma lacuna (tem várias, até, mas fiquemo-nos por esta): faltam filmes de animação. Sobretudo japoneses, que lá pelo Japão é onde os fazem melhor. Na lista que o meu amigo enviou constavam vários, mas para ser franco, eu não os conheço. Há, no entanto, um que eu vi, e que por acaso é um dos meus filmes preferidos: Ghost in the Shell. Com óbvias influências em Blade Runner, Ghost in the Shell tem como personagem principal Motoko Kusanagi, Major da Secção 9. Motoko é uma cyborg, uma mente humana num corpo cibernético, e questiona-se permanentemente sobre a sua condição. No decorrer das suas investigações, a Secção 9 tropeça numa ponta solta de uma conspiração com origem numa agência governamental. E um famoso hacker, uma "consciência sem corpo" emerge no ciberespaço, levando Motoko a procurar por todos os meios obter as respostas que procura sobre quem (ou o que) ela é.
Há que não cair no estereótipo recorrente: Ghost in the Shell é animação, mas não é para crianças. E um grande filme: de acordo com a generalidade da crítica, um dos melhores feitos no Japão até à data. E um dos mais influentes também. Aliás, um dos mais populares filmes de culto de ficção científica dos últimos anos, Matrix, tem em Ghost in the Shell uma das suas principais inspirações.
(E em jeito de nota de rodapé: se gostarem deste filme, não deixem de ver as duas temporadas da série televisiva paralela Ghost in the Shell: Stand Alone Complex - de longe, uma das melhores que já vi)