Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Cartas do Japão - 9

Teresa Ribeiro, 09.04.10

7ºdia (cont.) - Em trânsito para um dos templos que vou visitar reparo numa loja com um poster da Yoko e do Lennon na montra, a darem um beijo. Tantos anos depois, semelhante destaque é revelador do impacto que aquela união teve nos japoneses. Nunca tinha pensado nisso, claro. Sempre olhei o casal na perspectiva de uma ocidental.

Desde que cheguei mal consegui ouvir música japonesa. Neste aspecto eles são tão saloios como nós: o que vem de fora é que é bom. Pena, gostava de ouvir os sons novos que certamente se fazem por aqui. Em contrapartida ouvi ontem num restaurante Se todos no mundo fossem iguais a você, do Vinicius (!)

Novo deslumbramento: Sanjusangendo, o templo das mil estátuas. Como não é o último ponto do roteiro, pergunto-me: Será possível superar isto? É. A fechar o tour levaram-nos ao templo Kiyomizu, que fica no alto de uma colina, a dominar a cidade. Ao olhar aquelas encostas percebi, mais uma vez, o que tinha perdido: no blossoms, of course. Mas o meu encantamento era tal (a alternativa de copas multicolores também é muito bonita) que já não me apeteceu insultar nada nem ninguém. Fiquei simplesmente a olhar, a esquadrinhar pormenores, para não perder nada, a registar os melhores enquadramentos, numa ginástica desesperada para meter dentro da máquina aquela beleza impossível de levar para casa.

Noite suave, nem um pouco de frio. Caminhei junto ao rio, a ver os bares de madeira com lanternas vermelhas e casais de namorados sentados nas margens do rio Kamo, que atravessa a cidade, e dirigi-me ao bairro das gueixas, criaturas que sempre me perturbaram muito.

Sabiam que há 200 gueixas em Quioto? E que as turistas podem maquilhar-se à gueixa por seis mil ienes (preço especial, porque estranhamente as japonesas têm de pagar muito mais - dez mil). Por falar em números, Youmi disse-nos que Quioto tem 1600 templos budistas e cerca de 300 santuários xintoístas. Impressionante!

Fotos: em cima Sanjusangendo, o templo das mil estátuas, em baixo Kiyomizu

14 comentários

Comentar post