Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Guiné-Bissau: Primeiras impressões

Paulo Gorjão, 02.04.10

Numa altura em que ainda escasseia informação segura sobre o que se passou -- e ainda está a passar, apesar da aparente reposição do statu quo ante -- em todo o caso há já alguns dados a emergir que permitem especular e tentar interpretar os acontecimentos de ontem e hoje. Vamos por partes.

1. Aparentemente, assistimos a uma tentativa de golpe de Estado que visava demitir o Primeiro-Ministro, Carlos Gomes Júnior, e o CEMGFA, Zamora Induta.

2. Se no primeiro é claro que o golpe falhou, no segundo continua em aberto o desfecho.

3. O que explica o timing de curto-prazo do golpe? Não sabemos.

4. O que explica o timing de médio e longo-prazo do golpe? Muito provavelmente, a Reforma do Sector de Segurança (RSS).

5. Ou seja, o golpe é muito possivelmente uma resposta à RSS e ao novo equilíbrio de poderes que iria emergir no âmbito das Forças Armadas. Possivelmente, ao abrigo da RSS, Induta estaria a preparar-se para consolidar o seu poder em detrimento de outras facções militares. Daí, possivelmente, a resposta de António Indjai, vice-CEMGFA, ele que assumiu a liderança interina das Forças Armadas e que parece ter sido conjuntamente com Bubo Na Tchuto o líder do golpe.

6. Desconheço se existe um elemento étnico no power play em curso. Existirá, seguramente, mas quão relevante o seu peso é para mim uma incógnita.

7. Tal como não é para mim claro a relação de forças entre Indjai e Na Tchuto e o grau de envolvimento de um e de outro -- e, eventualmente, de terceiros.

8. A RSS parece-me a variável central nestes acontecimentos e desvalorizaria outras de que por vezes se fala, nomeadamente o tráfico de droga.

9. No meio disto tudo, algumas questões: Sem a libertação de Induta, pode dizer-se que o golpe falhou? Assumindo que Induta vai ser libertado, em que pé fica a RSS? Indjai vai continuar no cargo? E a comunidade internacional, nomeadamente a ONU e a UE, mantêm o mesmo nível de empenho no processo?

10. Eis algumas questões ainda a carecer de resposta no meio do turbilhão ainda pouco claro dos acontecimentos em curso.

18 comentários

Comentar post