Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Um imenso pesadelo

Pedro Correia, 03.03.10

Fala-se pouco, demasiado pouco, sobre a Revolução Cultural chinesa. Quase nada em comparação com as atrocidades nazis, a guerra do Vietname, o golpe de Augusto Pinochet contra Salvador Allende no Chile ou até do que o esmagamento da Europa Oriental, durante quase meio século, pela União Soviética. Sobre o que foram aqueles anos de tragédia numa China que parecia então varrida por ventos de loucura, quase nem uma palavra. Como se a chamada 'Revolução Cultural', com o seu cortejo de atrocidades, jamais tivesse acontecido.

Penso nisto enquanto leio uma notável entrevista à revista Veja da escritora Xinran Xue, que viu os pais detidos na década de 60 só por falarem inglês e terem viajado ao estrangeiro. Ela própria, hoje com 51 anos, passou parte da infância num quartel dos Guardas Vermelhos. Residente desde 1967 no Reino Unido, a autora das Boas Mulheres da China (2002) recorda: "Como os pais eram considerados reaccionários, éramos chamados de 'crianças negras' e não podíamos brincar com as outras. Dormíamos no chão. Muitas noites, os guardas vinham, no escuro, pegavam numa criança e levavam-na para o quarto ao lado. Era a hora dos abusos, dos espancamentos... Eu ouvia o choro e os gritos e ficava tão assustada que todo o meu corpo tremia."

Ainda hoje, confessou à Veja, entra em pânico ao acordar a meio da noite. E não consegue dialogar com a mãe sobre esse período macabro das suas vidas. "Ela nunca perguntou o que me aconteceu nesse período em que ficámos separadas. Não tem coragem, e eu também não tenho. Em 2004, sentámo-nos diante uma da outra durante horas, mas não conseguimos falar sobre isso. Sei que esse silêncio repete-se em muitas famílias. E é um dos motivos pelos quais muitos jovens chineses não sabem sequer o que foi a Revolução Cultural", diz Xinran Xue neste impressionante depoimento.

Seria bom que o manto de silêncio se dissipasse. Para que todos saibamos em pormenor - cada vez mais em pormenor - o que se passou nessa longa década em que a China permaneceu imersa num imenso pesadelo.

22 comentários

Comentar post