Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Afinal o que pretende o PSD?

Pedro Correia, 04.02.10

 

A oposição coligada derrotou hoje o Governo na Assembleia da República, aprovando as alterações à Lei das Finanças Regionais, que satisfaz a vontade de Alberto João Jardim, contra todas as advertências do primeiro-ministro e do ministro das Finanças.

A posição do Governo é clara. As posições dos partidos da oposição também são - de todos menos de um.

 

- O CDS pretende uma crise política que o torne indispensável à formação da próxima maioria governamental, sem convocação de legislativas antecipadas. Socialistas e democratas-cristãos já hoje têm deputados em número suficiente para obter essa maioria.

- O Bloco de Esquerda pretende uma crise política que force legislativas antecipadas e o faça crescer eleitoralmente, à custa do PS, como já aconteceu no ano passado.

- O PCP é contra todos os governos. Porque é contra "a direita" e todos os governos, na óptica dos comunistas, são "de direita". Haver governo é mau, haver crise governativa é bom.

- O PSD, depois de ter viabilizado o Orçamento de Estado na generalidade - porque proceder de outra maneira seria "uma leviandade", segundo o líder parlamentar laranja - alia-se agora à restante oposição para forçar uma crise política. Mas se os motivos dos outros partidos são perceptíveis, a motivação dos sociais-democratas é um enigma. Se houver uma crise política que implique eleições antecipadas, o PSD é o partido que tem mais a perder com isso. Com a actual líder demissionária desde a derrota nas legislativas de Setembro, a meio caminho de um congresso, a meio caminho de um processo eleitoral interno, com uma direcção que quase já não é mas ainda não deixou de ser, é claro como água que os sociais-democratas não estão preparados para enfrentar uma crise política. E é por isso totalmente incompreensível que estejam a contribuir para desencadeá-la.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.