Muito do lixo que se vê na fotografia é da exclusiva responsabilidade dos cidadãos, e não dos gestires da Ponto Verde. De facto, trata-se de caixas de cartão, que as pessoas têm a obrigação de desfazer, espalmar, e enfiar no contentor para cartão. As pessoas não devem depositar as caixas de cartão na rua assim. A Sociedade Ponto Verde não tem culpa desta falta de civismo.
Dir-me-á a Teresa que espalmar as caixas de cartão dá muito trabalho. Pois dá. Mas é obrigação das pessoas fazê-lo.
Caro Luís, em certos casos percebe-se que a lixeira reflecte esse desleixo dos cidadãos, mas noutros - cada vez mais - é óbvio que o lixo se acumulou porque os contentores estão já a abarrotar. Significa que o serviço de recolha não funciona como devia.
O caso que interessa focar é esse mesmo: o lixo acumulou-se porque os contentores estão já a abarrotar e o serviço de recolha não funciona como devia. Constato isso quase diariamente.
Não, eles não se podem reciclar. Eles PODEM (fazer o que lhes apetece), QUEREM (mandar em todos os que já trabalhavam nesta área) e MANDAM ( ditam as regras, consoante o que lhes dá mais lucro). Enfim é o País que temos.