Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Com dedicatória

Teresa Ribeiro, 01.12.09

Por instinto conduziu-o pelo braço. Olhos em frente, a furar médicos e enfermeiros naquele vaivém por entre aflitos, o que ela queria era segurá-lo pelo braço, porque a mão, aquela mão dele, estava ao contrário.  Se ele imaginasse como lhe era insuportável segurá-lo pela mão, teria percebido porque teve ela de ser tão desembaraçada em tudo, para poder negar àqueles espectros de bata branca o espectáculo banal do seu pavor.

Depois, quando o chamaram e começaram a fazer-lhe perguntas ela recuou ao tempo em que era ele que as fazia. O que diz o teorema do valor intermédio de Bolzano? Ao tempo em que a sua preguiça o exasperava: Burra! E ela, rancorosa, a amaldiçoar aqueles jogos florais, o desafiava: Detesto matemática! (Se calhar o Freud - claro que o Freud - somaria dois mais dois).

Quando os espectros de bata branca, indiferentes ao passado que os fundia, lhe perguntaram: Quantos são 16 + 3? e ele respondeu 18, ela só por pudor não fez o pino, a ver se a realidade a seguia nesse movimento rotativo e se repunha. Para poderem os dois escapar dali incólumes. Ela de franja e de soquetes e ele, grande e forte, a levá-la dali pra fora. Pela mão.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Teresa Ribeiro 01.12.2009

    Obrigada, Pedro. Desamparo é a palavra certa.
  • Sem imagem de perfil

    Chloé 02.12.2009

    Belíssimo texto, subscrevo. Agreste como a revolta que o tempo e a troca de papéis nos reserva. Não é que seja surpresa, mas é uma experiência nova, e justamente por isso ninguém pode antecipá-la.
    Por mais que nos digam, é nos soquetes que está a boa ordem da vida :-). E sofre-se muito, moídas que ficamos entre a súbita carência desse modelo ameaçado e a enérgica eficiência tutelar das nossas meias de vidro...
    Quando o momento chega, é sempre prematuro. :-(

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.