Pratos do dia (14)
1. Citação
"The leader must aim high, see big, judge wisely, thus setting himself apart from the ordinary people who debate in narrow confines", Charles de Gaulle.
2. Debate de ideias e abrangência
Enquanto alguns persistem na tentativa de fabrico de candidaturas de facção -- e ontem/hoje foi um dia de más notícias para os engenheiros de ondas --, Pedro Passos Coelho vai fazendo o seu caminho, trabalhando no sentido de criar condições objectivas para o debate de ideias e propostas. De forma complementar, Pedro Passos Coelho dá sinais com actos e não com meras declarações retóricas que concreta e objectivamente criam condições para a unidade e a abrangência interna no PSD. Não há outra forma de entender o convite que foi feito a Paula Teixeira da Cruz, que anteriormente apoiou a candidatura de Manuela Ferreira Leite e antes disso integrou as direcções de Luís Marques Mendes (como vice-presidente da CPN) e de Marcelo Rebelo de Sousa (salvo erro como vogal da CPN).
Paula Teixeira da Cruz é um trunfo de peso também pelo facto de representar uma sensibilidade programática do PSD diferente da de Pedro Passos Coelho, ela que é nítida e claramente social-democrata e não liberal. Haveria melhor resposta para quem acusa Pedro Passos Coelho de se ter rendido a uma suposta deriva neoliberal?
Não sei se Paula Teixeira da Cruz tem o perfil certo para a função. O que sei é que a escolha de Paula Teixeira da Cruz revela que Pedro Passos Coelho está já a pensar mais longe do que as directas e sobre aquilo que realmente interessa: programa e propostas.
3. Política internacional
"U.S. Gears Back Criticism of Two Russia-Backed Pipelines", por Guy Chazan (WSJ, 27.11.2009).
4. Um livro
Edward Luttwak, The Grand Strategy of the Byzantine Empire
5. Dream Team
Ide ler a crónica de Pedro Santana Lopes no Sol, ide...