Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Pratos do dia (9)

Paulo Gorjão, 22.11.09

 

1. Citação

"Ambition is the last refuge of failure", Oscar Wilde.

2. Eleições directas no PSD

Aqui e aqui.

3. Marco António Costa

Vídeo.

4. Uma posta

"Toda a gente a dormir", por João Pinto e Castro (Blogo Existo, 21.11.2009).

5. E mais outra...

"A caminhada triunfal", por Francisco José Viegas (A Origem das Espécies, 21.11.2009).

6. Books of the Year

Segundo Peter Carey, Kazuo Ishiguro, entre muitos outros. Aqui.

7. Finalmente...

Veneno: Foi necessário José Manuel Fernandes abandonar a direcção do Público para que Manuela Ferreira Leite tivesse uma seta para baixo no Sobe e Desce...

8. Ler

"A agonia de um partido", por Vasco Pulido Valente (Público, 22.11.2009).

9. Pinto Monteiro

Anda por aí muita gente indignada com a decisão do Procurador Geral da República (PGR) de arquivar as escutas em que aparece José Sócrates. No fundo, fica subentendido, o PGR é apenas mais um que o Primeiro-Ministro tem no bolso e, logo, não houve nenhuma surpresa na sua decisão. Enfim, deixo de lado a facilidade com que se tecem juízos de valor negativos sobre a honorabilidade de terceiros. Sem provas e da forma mais leviana possível e imaginária. Limito-me a lembrar o processo de nomeação do PGR e a recordar em particular os trâmites que levaram à escolha de Pinto Monteiro. Valerá a pena recordar que na altura da sua escolha o seu nome nos foi vendido como tendo sido uma escolha, pelo menos em parte, do próprio Presidente da República? Sócrates também tem Cavaco Silva no bolso? Haja paciência...

10. José Pedro Aguiar-Branco

Na primeira pessoa. Quem chegasse agora ao planeta Terra oriundo de Marte e que nada soubesse sobre o PSD provavelmente diria, quase de forma imediata, que o seu líder era Aguiar-Branco... A direcção do PSD neste momento não existe, restando apenas alguns núcleos dispersos de actividade partidária, sem qualquer unidade ou orientação estratégica. Do princípio ao fim, este é o magnífico legado de Manuela Ferreira Leite.

 

 

11. Em 140 caracteres

"Emídio Rangel a criticar o Governo (ainda que ligeiramente) no CM. O mundo, tal como o conheci, mudou. Estará tudo grosso?", Luciano Alvarez.

12. A eterna questão

Esta observação de João Miranda -- e deixo de lado o poder que atribui a Marco António Costa sem a mais leve dúvida no seu espírito, ou a má impressão que parece ter sobre ele -- levanta a questão do costume: a política nos partidos faz-se com quem lá está e não vale a pena chorar sobre leite derramado, para o bem e para o mal. Acontece que, por razões várias, não falta quem prefira não ser militante partidário, como é o meu caso e, imagino, o do João Miranda. Na hora das escolhas, como é óbvio, não tenho voto directo na matéria e sou co-responsável pelos resultados. Tal como o João Miranda. É a vida.

13. Outra posta

"Ganhar balanço", por Vasco Campilho (31 da Armada, 22.11.2009).

14. Política internacional

"A Fundamentally Flawed Afghan Policy", por James Kunder

15. Mais um legado...

Um outro legado de Manuela Ferreira Leite é o seguinte: as directas terão lugar já depois de uma parte importante das distritais ter renovado os seus mandatos. Ou seja, os candidatos terão de se confrontar com distritais cuja legitimidade acaba de ser renovada e, logo, cuja capacidade de negociação e de afirmação está no seu máximo. Dito de outro modo, os candidatos terão um ambiente partidário que lhes é, em teoria, o mais difícil possível.

16. Uma dúvida

Por que motivo José António Saraiva não falou antes das eleições de 27 de Setembro? Alguém consegue encontrar uma explicação? Só agora, tendo em conta a gravidade da situação? Porquê, porquê, porquê?

17. O referendo que interessa

Caro Henrique Raposo, o referendo teve lugar no passado dia 27 de Setembro. No essencial nada do que se soube posteriormente mudou os parâmetros de decisão do eleitorado, pois não? Por outro lado, Manuela Ferreira Leite continua a ser líder do PSD, certo? O que é que o leva a pensar que a resposta dos eleitores seria diferente?

9 comentários

Comentar post