12 anos e 41.533 postais depois
O DELITO DE OPINIÃO nasceu faz hoje doze anos. Releio o primeiro postal aqui publicado a 5 de Janeiro de 2009, em jeito de estatuto editorial, e julgo não haver razão para mudar uma vírgula desse texto. Muito pelo contrário.
É dia mais indicado para o reproduzir nas linhas que se seguem, 41.533 postais e 364.263 comentários depois.
.....................................................................
DELITO DE OPINIÃO, como o nome indica, é um blogue apostado na reflexão e na análise dos mais diversos temas relacionados com a actualidade, sem receio de exprimir convicções claras e fortes nem de confrontar opiniões numa sociedade onde se regista um défice permanente de debate.
- É um blogue não programático, o que não significa ausência de convicções. E é um blogue que considera o exercício da crítica um valor permanente numa sociedade democrática.
- É um blogue que acompanha os assuntos políticos, numa perspectiva não doutrinária, mas que não esgota aqui os seus focos de interesse. As artes e as letras, a cultura em geral, e todos os aspectos relevantes da vida quotidiana merecerão a nossa atenção.
- É um blogue aberto a comentários, que pretende acolher e estimular, na convicção de que a interactividade com os leitores é indissociável deste meio de comunicação. Mas sem confundir a livre troca de ideias com a tolerância perante insultos ou expressões difamatórias, que não terão aqui acolhimento.
- É um blogue que acredita na diversidade de ideias, sem contemporizar com extremismos de qualquer espécie, e que congrega autores oriundos de diferentes formações académicas, múltiplas áreas profissionais e várias zonas do País.
- É um blogue que considera a língua portuguesa um património a defender, preservar e valorizar. E que faz da boa utilização do nosso idioma uma das suas prioridades.
.....................................................................
Entramos assim no décimo-terceiro ano, com mais de 550 mil visitas e acima de 1,3 milhões de visualizações anuais.
Fiéis aos valores enunciados no primeiro dia.