Presidenciais: um desafio a Gama
À esquerda, as presidenciais estão a servir para mobilizar os socialistas sem grande simpatia por Manuel Alegre, com destaque para os soaristas, que se apressam a lançar um nome alternativo: Jaime Gama. Precisamente numa altura em que o presidente da Assembleia da República - segunda figura na hierarquia do Estado, em termos protocolares - ganha protagonismo público com a sua recente iniciativa de impedir os deputados de poder fazer desdobramentos de bilhetes de avião e acumular créditos de milhas, como até agora acontecia - iniciativa que justificou aplauso unânime.
Sérgio Sousa Pinto foi o primeiro a sugerir o presidente da AR como alternativa a Alegre numa candidatura a Belém. Não por acaso, João Soares enaltecia há dias Gama no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias. E na sexta-feira passada Correia de Campos, em entrevista ao semanário Sol, não deixou lugar a dúvidas: "Gama é o melhor candidato a Belém." Demonstrando assim que o presidente do Parlamento já contabiliza apoios fora do tradicional reduto dos soaristas.
Convém recordar que Gama encabeçou a lista à Comissão Nacional do PS patrocinada por José Sócrates na sua candidatura à liderança do partido, em 2004. E que Sousa Pinto foi então o responsável pela apresentação da moção do secretário-geral. Isto anda tudo ligado, como dizia o outro.

