Gulag? Nunca ouvi falar
Rita Rato, de 26 anos, licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, é uma das novidades da bancada parlamentar do PCP. Só a cara é nova: o pensamento desta jovem deputada é o mesmo dos veteranos do seu partido. "Não sou capaz de responder porque, em concreto, nunca estudei nem li nada sobre isso", respondeu ao Correio da Manhã quando quiseram saber a opinião dela sobre o Gulag.
Nunca ouviu falar no Gulag, senhora licenciada em Ciência Política? Eu explico: era assim uma espécie de campo de férias destinado exclusivamente a reaccionários no paraíso soviético. Tem hoje algumas sucursais na Coreia do Norte, uma das mais pujantes democracias do globo, como certamente lhe explicará o seu camarada Bernardino Soares. E Estaline era um monge ortodoxo, universalmente conhecido pelo seu espírito caritativo e justamente galardoado com o Nobel da Paz pouco antes de ter falecido em odor de santidade.
ADENDA
Mais uns excertos da referida entrevista (via Loja de Ideias):
- Concorda com o modelo que está a ser seguido na China pelo PCC?
- Pessoalmente, não tenho que concordar nem discordar, não sou chinesa. Concordo com as linhas de desenvolvimento económico e social que o PCP traça para o nosso país. Nós não nos imiscuimos na vida interna dos outros partidos.
- Mas se falamos de atropelos aos direitos humanos, e a China tem sido condenada, coloca-se essa não ingerência na vida dos outros partidos?
- Não sei que questão concreta dos direitos humanos...
- O facto de haver presos políticos.
- Não conheço essa realidade de uma forma que me permita afirmar alguma coisa.
- Mas isto é algo que costuma ser notícia nos jornais.
- De facto, não conheço a fundo essa situação de modo a dar uma opinião séria e fundamentada.
- No curso de Ciência Política e Relações Internacionais, não discutiu estas questões?
- Não, não abordámos isso.