Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Ruas da minha cidade 2

Teresa Ribeiro, 19.10.09

Lembro-me bem de sentir a adrenalina a subir sempre que, ainda miúda, tinha de atravessar a rua, a caminho da escola, com aquele semáforo no vermelho. Não havia alternativa. A única forma de alcançar em segurança o passeio em frente era assim, em passo de corrida, com os carros a avançar na minha direcção. Mais tarde, já adulta,  fui obrigada a passar o testemunho e ensinei crianças a trotar aquela rua em transgressão.

Tudo para dizer que está na mesma, o semáforo. Parece que os anos não passam por ele. A gente cresce, envelhece, reproduz-se e o bicho continua, imperturbável, no mais movimentado cruzamento do bairro, a ver os miúdos da escola a ganhar coragem para enfrentar os carros e os velhos a ensaiar  passos de ballet burlesco, entre gritos e apitos. Não será o único semáforo de Lisboa a regular o trânsito de peões em estilo alternativo, mas este tem a particularidade de contar com mais de vinte anos de serviço e de ficar mesmo em frente a uma pastelaria muito frequentada por um homem que até foi presidente da câmara. Mas há coisas que nunca mudam, não é?.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 19.10.2009

    Tal como a Teresa referiu, estes problemas existem há dezenas de anos. Eles não são resolvidos, não porque isso custe dinheiro, mas sim porque isso iria dificultar a circulação aos automobilistas. É evidente que, para que os peões possam atravessar a rua em segurança, é preciso que os automóveis deixem de circular durante uns momentos. E isso prejudica os automobilistas. Ora, a cidade de Lisboa é governada em função do máximo interesse dos automobilistas - do interesse de fazer passar o máximo número de automóveis no mínimo período de tempo pelas ruas. É isso - uma falta de vonade política, e não uma falta de dinheiro - que impede que estes problemas sejam resolvidos - quer por António Costa quer por outro qualquer.
  • Imagem de perfil

    Teresa Ribeiro 19.10.2009

    É isso mesmo, caro Luís. A circulação nas cidades é feita totalmente em função dos carros.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.