Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Reflexão do dia

Pedro Correia, 03.05.16

«Nunca percebi porque é que havia um acordo ortográfico. A maior língua do mundo, a língua mais falada, que é o inglês, nunca precisou de nenhum acordo ortográfico. Eu acredito na força da língua portuguesa e na sua pluralidade. E a vida real encarregar-se-á de lhe dar o seu próprio caminho. Se quisermos espartilhar a língua num acordo ortográfico, não creio que daí resulte nada de muito positivo. (...) Neste momento não faz sentido manter artificialmente vivo um acordo ortográfico quando três dos países fundamentais ainda não o ratificaram.»

António Vitorino, há pouco, na SIC Notícias

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 04.05.2016

    Não é verdade, meu caro, que MRS tenha sido indiferente ao assunto. Logo em 1990 foi um dos signatários do manifesto contra o "acordo", promovido pelo Movimento contra o Acordo Ortográfico e pelo Grémio Literário.
  • Sem imagem de perfil

    V. 04.05.2016

    Posso ter interpretado mal, mas lembro-me perfeitamente de que numa das entrevistas dominicais (com Judite de Sousa ou o pivot dessa altura) a jornalista interpelou MRS sobre a aprovação do Acordo —que tinha sido nessa semana ou estava para ser na outra— e que a resposta não foi no sentido da recusa do acordo mas no sentido do que era necessário — ou seja, o seu tacticismo já se manifestava nessa altura através da tese do sacrifício. Não é postura que me agrade em geral e certamente inqualificável para mim neste assunto particular.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.