Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Os filmes, as listas e nós

Pedro Correia, 19.03.18

In the Mood for Love 9[1].jpg

 In The Mood for Love (Disponível para Amar), de Wong Kar-wai

 

filmz.ru_f_47385[1].jpg

  The Pianist (O Pianista), de Roman Polanski

 

Há dias, trouxe ao DELITO a lista do Guardian com os cem melhores livros de ficção em língua inglesa. Hoje trago outra: esta enumera os melhores filmes do século XXI e foi elaborada pela BBC.

Aqui a deixo à consideração dos leitores que, tal como eu, apreciam listas. É uma boa oportunidade para fazermos um balanço dos nossos conhecimentos e encontrarmos pistas que nos permitam conhecer obras cinematográficas de qualidade.

 

Duas observações prévias: os ingleses, tal como os norte-americanos, insistem na tese de que o século XXI começou no ano 2000 - o que implicaria a existência de um "ano zero" que jamais existiu; por outro lado, traduzem em regra os títulos dos filmes para o seu idioma, sem complexos de qualquer espécie (devíamos aprender com eles, nós que ainda manifestamos tanta aversão às traduções).

Assim, por exemplo, The Secret in Their Eyes é El Secreto de Sus Ojos (O Segredo dos Seus Olhos), de Juan José Campanella, Talk to Her é Habla con Ella (Fala Com Ela), de Pedro Almodóvar, e City of God, obviamente, é Cidade de Deus, de Fernando Meirelles.

 

Eis os cem filmes.

Quantos deles já vimos?

Quantos deles já nos viram?

Qual deles poria cada um de nós em primeiro lugar?

 

2011_the_tree_of_life_005[1].jpg

The Tree of Life (A Árvore da Vida), de Terrence Malick

 

favorite-films-the-hurt-locker[1].jpg

  The Hurt Locker (Estado de Guerra), de Kathryn Bigelow

51 comentários

Comentar post