Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




OK Corral no MAI

por Diogo Noivo, em 30.06.17

A Protecção Civil diz que o SIRESP falhou. Em resposta, o SIRESP diz que não. Já a Secretaria Geral do MAI aponta o dedo à Protecção Civil. A Protecção Civil, que não achou graça à acusação, escreveu ao Secretário de Estado a repor aquilo que entende ser a verdade dos factos. A GNR, ainda que num registo institucional e discreto, atribui responsabilidades ao Governo. Para rematar a faena, a Inspecção Geral da Administração Interna diz que vai investigar a Secretaria Geral da Administração Interna. É o caos no seu máximo esplendor. 

Em teoria, o cargo de Ministro da Administração Interna serve, entre outras coisas, para evitar que este passa-culpas e total desnorte suceda. Acontece que o lugar é ocupado por Constança Urbano de Sousa. Em vez de meter mão no faroeste que impera no Ministério, Constança Urbano de Sousa entretém-se (e tenta entreter-nos) com declarações difíceis de qualificar. Primeiro disse-nos que prefere dar a cara a demitir-se, não percebendo que uma e a outra coisa não são incompatíveis (vide o já muito falado caso de Jorge Coelho na sequência da queda da ponte de Entre-os-Rios). No parlamento, lacrimejante, disse-nos que passou por momentos muito difíceis, o que é de uma falta de tacto total e absoluta se tivermos em conta os sacrifícios feitos pelos bombeiros e o número arrepiante de mortos - esta declaração é também desleal porque quem esteve no momento mais duro do incêndio a dar más notícias ao país foi Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna. A Ministra referiu ainda na Assembleia que este não foi o dia mais difícil da sua vida política, mas sim o dia mais difícil da sua vida, o que, ainda que respeitável, é absolutamente irrelevante para o apuramento dos factos (nem falo de responsabilidades).

Constança Urbano de Sousa reconhece, porém, que houve algo de "anómalo" (além do seu comportamento político, acrescento eu). Há esperança. Mas, no geral, tudo está bem porque aparentemente há um focus group a garantir que a popularidade do Governo permanece imaculada. Como a política é feita de percepções e expectativas, equipa que ganha não mexe e a culpa morrerá solteira.

Autoria e outros dados (tags, etc)


24 comentários

Sem imagem de perfil

De rão arques a 30.06.2017 às 08:09

A propósito do almoço Presidente/1º Ministro saiu-me esta reflexão:
Que durante o repasto estes dois comparsas tenham um momento de lucidez. Acertem da melhor maneira que entenderem acabar com o martírio a que a Senhora MAI está a ser sujeita que até dá pena. Acaba a inocente ministra por ser grande vitima quando é posta a funcionar como escudo humana na trágica comédia de salvação de um cadáver politico. Se Costa não se disponibilizar a sair pelo próprio pé, o Senhor Presidente tem que assumir com coragem a decisão de o mandar embora. Se não conseguem calibrar a coluna ao menos tenham dó em primeiro lugar de vocês próprios.
Sem imagem de perfil

De Desconhecido Alfacinha a 30.06.2017 às 08:52


Não subscrevo o seu argumento mas uma coisa é certa:
Por muito menos o Presidente Jorge Sampaio (e acredite que neste caso me custou escrever a palavra Presidente) despachou o Santana Lopes...
Sem imagem de perfil

De rão arques a 30.06.2017 às 09:21

Obrigado pela franqueza, mas não consigo apagar o incêndio que lavra na minha cabeça.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.06.2017 às 09:49

Não creio que o seu argumento seja o mais adequado. De facto, Jorge Sampaio despachou o governo (com apoio maioritário no Parlamento) de Santana Lopes por muito menos - mas, o mais importante, também porque o PS já estava, na altura, preparado para ganhar as eleições.
Sem imagem de perfil

De anónimo a 30.06.2017 às 10:36

Nem mais.
Uma grande sujeira e sem razões de monta para o fazer. Foi um presidente sem nenhum carisma.
Sem imagem de perfil

De Ovelha Negra/Zeus/isa a 30.06.2017 às 12:02

OK Corral não é só no MAI e, pelo menos para alguns, a propaganda já não funciona, a Dívida em relação ao PIB aumenta diariamente e, há quem se lembre dos 124% ou dos 130% mas, já vai nos 137,90%.
O importante seria saber o Porquê deste "ir de mal a pior" seja, nas finanças, na "qualidade" dos políticos, na entropia do Sistema a que se assiste todos os dias e, aqui, há sempre esta mentalidade de não querer ver para além do "caseiro" porque, se quer saber, está tudo a decorrer como previsto, talvez com um ano de atraso.

-Pensa ser por acaso, os países a nível global, estarem a ficar mergulhados em Dívidas, uns mais do que os outros mas, Todos, na mesma trajectória?

-Ser por acaso que a economia mais forte europeia, a alemã, tenha recebido e continue a receber, o maior número de migrantes (maioritariamente, homens, solteiros jovens, onde nem interessa serem refugiados) com os quais gasta verbas astronómicas através da Segurança Social e já conseguiram que o país europeu mais rico, tenha uma Dívida em relação ao PIB de 78,92%. Acaso? Criarem guerras para financeiramente "sangrarem" as economias?

-Acaso terem acabado com o padrão ouro para uma minoria poder criar dinheiro "do ar" (lembra-se quando os países só podiam criar dinheiro se tivessem o ouro equivalente no Banco Central?) mas, um cartel passou a ter o direito de teclar números, emprestar dinheiro virtual e ir ficando com tudo o que é real, dos Países a quem emprestam, coincidência?
Sair do "Procedimento", "para aumentar a confiança dos investidores internacionais", o BCE Despeja dinheiro virtual, para aumentar as Dívidas mas, também, nas 6 Corporações que a nível global já adquiriram quase tudo o que é Real, ao cimo deste Planeta, pensa que eles vão aos países para comprar batatas e feijões?
Ser mero acaso que 8 pessoas já possuam a riqueza de 3,6 biliões de pessoas?

-Pensa ser por acaso, as Dívidas, obrigarem Parlamentos a obedecer e a ter que implementar legislação, enviada por essas entidades externas?
-Ser por acaso que os euro-deputados não podem propor nem vetar Leis?
Quem realmente controla, é Natural ninguém ter votado neles?

-De todas as áreas importantes para os países, incluindo políticos ou donos de mídia, será mero acaso irem "tomar chazinho de tília" àquelas reuniões anuais do grupo bilberberg?
Este grupo, ajudar as carreiras políticas ou destruí-las, pensa ser algo normal?

-Mero acaso que FED e BCE sejam BANCOS PRIVADOS que não têm nada a ver com EUA ou UE, só lidam com Governos para os controlar e mandarem "recados" como aquele do "saem do procedimento por défice excessivo" MAS, "ainda faltam detalhes e planos concretos de implementação em algumas áreas". Ninguém se questiona quais as áreas?

-É natural este contínuo aumentar de impostos sobre áreas impensáveis como Sol, vistas, sal, açúcar...?

A destruição da classe média, onde até as poupanças estão a ser confiscadas, seja por bancarrotas, bail in´s ou por terem acabado com o incentivo em poupar não dando juros nas poupanças ou ser completamente impossível por causa de impostos sempre a aumentar, em valor e número, só para se ter um tecto em cima da cabeça e o essencial (No tempo da "Ditadura" não havia IMI, nem IVA nas batatas e nos feijões, nem sequer IRS).
Incentivado o crédito, o receber dinheiro fácil e a rodos (a nível de países e a nível individual) para depois "tirarem o tapete" e ficarem com as coisas Reais, foi tudo mero acaso?
Difícil de adivinhar mas em 2012 ouvi tudo o que ia acontecer até 2016 (por um whistleblower que convivia com a elite) mas não acreditei, agora parece uma checklist.
Este constante inventar de impostos, esta constante divisão das "ovelhas" que estão completamente a leste do que se passa e sobre quem realmente as controla, entretidas nas suas pequenas diferenças, nem sequer percebem que para além da degradação financeira, também não escapam à degradação espiritual, onde Ética e Moral passaram a valores "populistas".

O atraso na criação do nosso Futuro Inferno, apenas se deve à luta entre as 3 facções do topo mas, para nós, o Programa será o mesmo e, será bem pior que o profético Nineteen Eighty-Four de George Orwell e, ele não era vidente mas passou por uma das "tais" sociedades secretas, neste caso, The Fabian Society.
"Durmam" e não investiguem...
Sem imagem de perfil

De V. a 30.06.2017 às 09:22

O estilo típico de um "chefe" saído de Coimbra.
Sem imagem de perfil

De Ricardo Silva a 30.06.2017 às 09:56

Em 15 dias, temos a tragédia de Pedrogão e o assalto a Tancos donde foram roubados um numero consideravel de armas e munições. Durante este período temporal, os estudos encomendados pelo PM apontam para um aumento da popularidade do Governo. Cada um que tire as suas conclusões.....
Sem imagem de perfil

De am a 30.06.2017 às 11:04

Paióis

Não era suposta um paiol do exercito estar ultra seguro? Ele é SiRESP, agora os paióis... Amanhã o que será?

Será verdade que foi devido a um raio que cegou temporariamente a patrulha?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.06.2017 às 11:44

Ironicamente Passos Coelho estava certo quando falava em suicídios, uma vez passado este jogo do "passa a culpa" e que (como tudo indica) daqui a algum tempo tudo fique na mesma sem haver qualquer mudança ou responsabilidade apurada a ninguém, apenas resta a lógica conclusão que as infelizes vitimas que morreram a fugir pelas suas vidas deste tremendo horror o terão feito por suicídio.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.06.2017 às 12:04

Penso que está claro desde o 1º momento que este governo está colado a cuspo, "vive" da cosmética e apoio de Belém. É um governo fraco que resultou apenas e só de uma colossal incompetência do anterior. Mas daí até pensar que se este governo cair, haverá uma verdadeira alternativa de direita ou esquerda, é tão utópico como acreditar que uma qualquer demissão avulsa resolve o que quer que seja. Mais que pedir demissões seria realmente útil pedir estratégia e cobrar resultados, mas isso dá muito trabalho,,,há 40 anos que se prefere ficar em cima do muro a atirar bitaites, do que sujar as mãos e tentar fazer algo. Quantos deste "aziados" que por aqui destilam frustrações, alguma vez fizeram alguma coisa para mudar o país?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.06.2017 às 14:12

Tudo começa nalgum lado, mas se é verdade que as demissões por si só não resolvem os problemas, também é verdade que os problemas jamais serão resolvidos enquanto que aqueles que os ignoram (ou empurram as culpas para terceiros) lá estiverem.

Tenho muita pena da srª ministra, até acredito que não tenha tomado nenhuma acção directa que levasse à tragédia, mas a vida é mesmo assim. Para o bem ou para o mal, ela é uma das responsáveis máximas de quando as coisas correm horrivelmente mal dentro da sua pasta. Que tivesse pedido a demissão e que um outro (primeiro-ministro ou presidente) lha recusasse, agora esta fantochada é que não pode ser!
Sem imagem de perfil

De s o s a 30.06.2017 às 13:03

vou fazer uma coisa nova : ainda so li o 1º paragrafo, e para nao perder (esquecer ) aqui vai : que gnr, suponho que nao as associaçoes sindicais ( sim , estas fizeram-no, fazem-no sempre, estao no seu papel ) , mas que gnr criticou o governo ? E, já agora, se assim foi, estamos á espera da resposta do governo á gnr ?

vou continuar a leitura, volto já a seguir.

Encontro adjetivos, cujos até parecem realistas, a questao está porque os usa, e abusa, o Diogo ? Está no direito. Mas incomoda-o o caos pelo caos, ou já estava incomodado antes do faroeste ?

Acho que é repetitivo aqui no Delito, referirem o caso do coelho, o jorge. Para alem de que as demissoes tem sempre um lado obscuro, se inquirir quer o Diogo quer outros, se calhar nem acreditam nas razoes do coelho. De outra forma, gostaram da demissao por ser o coelho, porque simplesmente gostam do caos (demissoes ), ou porque os mortos ressuscitariam ?

Outra afirmaçao popular quanto ridicula : os bombeiros, áparte ate salarios em atraso, e ate exuatao, os bombeiros nao fazem sacrificios, existem, sao empregados para isso. O Diogo é candidato a algo, que nao sei, que explique esse genero de defesa dos bombeiros ?

finalmente : sobram os autores no Delito a reclamar a demissao dos ministros. Algures estará um neste momento a pedir a cabeça do da Defesa !!! Será o Delito um governo sombra, á espera de oportunidade ?


Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.06.2017 às 14:20

Caríssimo, quando lê nas portas dos camiões/ambulâncias "Bombeiros Voluntários" (que são a maioria dos que nos socorrem) pare para reflectir um pouco do porquê ser uma alarvidade falar em salários ou ser esse o trabalho deles.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.06.2017 às 14:41

Voluntários porque ninguém os obriga a tal... agora que são pagos e alguns bem pagos, lá isso é verdade! Ou pensa que a guerrinha constante que vemos nos Quarteis dos ditos Bombeiros Voluntários, de norte a sul do País, é unicamente para conduzirem a viatura mais recente da Coorporação?
Abra os olhos!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.06.2017 às 13:25

estou a ler, num jornal, jornal de hoje, referencia aos 80 mortos da arma quimica na siria.
Esta ministra, a nossa, matou 64 e nao se demite . Deve seguir-se o exemplo da siria e bombardear, pois com avioes, o palacio do governo ...

No mesmo jornal, a noticia de que os eleitores elegem novamente os conhecidos autarcas, no caso, corruptos. Se calhar esses eleitores ainda nao passaram pelo Delito...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.06.2017 às 15:00

"Esta ministra, a nossa, matou 64 ".
Matou mesmo? Essa eu não sabia. Além de demitida deve ir para a cadeia. Ou essa é como a do avião que caiu? E do cara que se suicidou?
Sem imagem de perfil

De sampy a 30.06.2017 às 20:15

Sim, sim, é tudo mentira: o cara não se suicidou, o avião não caiu e os mortos não morreram...
Sem imagem de perfil

De s o s a 30.06.2017 às 13:26

estou a ler, num jornal, jornal de hoje, referencia aos 80 mortos da arma quimica na siria.
Esta ministra, a nossa, matou 64 e nao se demite . Deve seguir-se o exemplo da siria e bombardear, pois com avioes, o palacio do governo ...

No mesmo jornal, a noticia de que os eleitores elegem novamente os conhecidos autarcas, no caso, corruptos. Se calhar esses eleitores ainda nao passaram pelo Delito...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.06.2017 às 13:41

António Costa está enterrado no Processo SIRESP até ás orelhas!
Quando alguém der com a lingua nos dentes, sobre tal negociata, todas estas almas cairão como baralhos de cartas... porque Costa vai ser o primeiro a apresentar o pedido de demissão ao Presidente da República!
(TUDO O QUE ESTÁ RELACIONADO COM O SIRESP, OU JÁ FALIU, OU ESTÃO CONSTITUIDOS ARGUIDOS, OU ESTÃO EM PARTE INCERTA... OU ESTÃO DEVIDAMENTE PROTEGIDOS EM DISCRETOS LUGARES PAGOS A PESO DE OIRO. ESTRANHO, NÃO É?)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.06.2017 às 15:01

De facto com maiúsculas é mais convincente.

Comentar post


Pág. 1/2





Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2016
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2015
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2014
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2013
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2012
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2011
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2010
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2009
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D