Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O estado das relações internacionais

Luís Menezes Leitão, 10.06.18

image-2.jpg

Costuma dizer-se que uma imagem vale mais do que mil palavras. Esta foto bem pode considerar-se histórica e demonstradora do actual estado das relações internacionais.

 

Demonstrando a realização do seu slogan "make America great again", o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é o único que aparece sentado, na pose de um monarca, a quem pedem para ouvir os seus súbditos, mas que o faz com enfado, de braços cruzados, com a linguagem corporal já a demonstrar que não vai aceitar nenhuma exigência. Tensa, apoiando-se na mesa, e curvada, a demonstrar cansaço, a chancelerina Merkel bem tenta fazer-se ouvir e convencer o presidente americano. Ao seu lado o presidente francês Macron tenta dar-lhe apoio, adoptando uma atitude mais simpática e distendida. Mas o presidente americano parece não lhes ligar, evidenciando um manifesto desdém por ambos. Atrás, o primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe assiste à cena com distanciamento, testemunhando a inutilidade dos esforços dos representantes dos países europeus.

 

Acho que nunca a decadência da Europa no mundo actual foi demonstrada de forma tão evidente. Neste momento a América largou a Europa sozinha e esta aparece em reuniões internacionais numa posição de pedinte dos Estados Unidos, a quem estes não ligam nenhuma. Se as pessoas continuarem a não querer ver o que está diante dos seus olhos, vamos ter um grande sarilho.

6 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Vento 11.06.2018

    Vamos lá ver, caro Alexandre: o pequeno Kim também andou a investir em defesa e segurança durante este tempo todo, e deixou claro ao povo que o estado social era precisamente construir uns misseis porreiritos que voassem alto até aos USA. Mas Trump, que quer fazer esquecer que a desnuclearização da península coreana também passa pela retirada do arsenal nuclear americano na Coreia do Sul, parece que não quer países a investir na defesa, e até propõe uma ajudita ao pequeno Kim.

    Porém eu considero importante, como medida social, investir na defesa. Eu já comecei a stockagem de caixas de supositórios. Os gajos, os inimigos, que se atrevam a aproximar-se de Portugal!
  • Sem imagem de perfil

    Alexandre Policarpo 11.06.2018

    O que é que o Kim tem a ver com o que eu escrevi? nadinha, como diz o outro. Se você vivesse no Centro ou Norte da Europa, se calhar comprava supusitórios medida XXL...
  • Sem imagem de perfil

    Vento 11.06.2018

    Procurei demonstrar, segundo o seu comentário, que a política de defesa aparenta ser um problema comum; e que se formos por esse caminho acabamos por criar um sistema que se desmoronará por si mesmo.
    Existem arsenais mais que suficientes para estourar com mais de 20 planetas terra.
    Isto por um lado.
    Por outro lado, a Europa e os USA só se sentem ameaçados por terem sido uma verdadeira ameaça à estabilidade mundial. Começo por citar:

    Quiseram fazer experiências sociais na Ucrânia, e não só esta ficou dividida como também foi anexada a Crimeia;
    Quiseram estabelecer um zona de segurança no Báltico, e o Báltico e outros países ficaram menos seguros;
    Quiseram criar uma zona de segurança no médio oriente, e criou-se uma insegurança do arco da velha;
    Quiseram fazer uma aproximação à India, por causa também do Tibete, e a região está mais insegura quer pela reacção da China quer mesmo do Paquistão.
    https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/17/internacional/1518826091_896452.html
    http://www.defesanet.com.br/tank/noticia/29273/Carro-de-Combate-T-14-Armata/
    A pergunta é esta: que ameaça vê o Alexandre para além das ameaças que constantemente se produzem para que os ameaçados ameacem?

    Não é altura de perceber que se está a alimentar uma máquina de guerra para manter as indústrias a funcionar? O primeiro que atacar sabe que vai levar com todo o arsenal contrário em cima.

    Concluo: A grande ameaça à paz e seguranças internas é a miséria que se está a fomentar.
  • Sem imagem de perfil

    lucklucky 12.06.2018

    A típica visão Marxista do Vento. Os outros só reagem aos Americanos(lei-se capitalistas, brancos) . Não têm ideias de poder, só reagem.

    Reagir claro incluí ameaçar países vizinhos no "mar da China" , construir ilhas artificias para reclamar direitos sobre as águas internacionais, etc..

    Que tal ver para onde vão as exportações de armamento Chinês e Russo?

  • Sem imagem de perfil

    Vento 13.06.2018

    Meru caro, cada um tem a sua cruz na vida. Você tem de carregar com os marxistas. Deixe lá que o paraíso é alcançado por todo esse esforço.

    Você, com o exemplo que dá, acabou por me dar razão. A Coreia do Sul também tem arsenal nuclear americano. Em conclusão, aqui o marxista não deixa de apontar bem as razões: quem se sente ameaçado, vai ameaçar.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.