Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O comentário da semana (1)

Pedro Correia, 24.06.17

«As matas nativas [em Portugal] foram destruídas pelo menos desde o neolítico e no século X o arroteamento de terras era de tal maneira intenso que os sedimentos trazidos pelos rios foram suficientes para criar a ria de Aveiro por colmatação da imensa baía anterior, tal como aconteceu em todo o litoral entre Espinho e São Pedro de Moel.
No fim do século XIX as áreas arborizadas deveriam andar pelos 10% e hoje andam pelos 40%, portanto a teoria de que os pinheiros e eucaliptos destruíram as matas autóctones é simplesmente falsa: foi a fome das pessoas que obrigou a estrumar as terras com o mato comido pelas cabras que destruiu as matas autóctones (de qualquer maneira, sempre bastante menos que na fábula que se conta sobre o assunto).»

De Henrique Pereira dos Santos. Na caixa de comentários deste seu texto, escrito como convidado especial do DELITO.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    xico 24.06.2017

    A referência ao neolítico não está errada. A desflorestação só começou, parece-me evidente, com a agricultura, que é comumente aceite como o período do neolítico. Se ela começou 1000 anos antes ou depois não interessa. O neolítico é o marco do início da agricultura, ou vice versa.
  • Sem imagem de perfil

    V. 25.06.2017

    Os Romanos florestaram grandes áreas na Hispânia com castanheiros, pinheiros e outras espécies sub-alpinas. Nalguns casos faziam um paisagismo misto (com interesse estético e para produzir matéria florestal) como se observa ainda no tipo de floresta bastante peculiar que existe entre Penela e Condeixa. Com os métodos actuais utilizados pelos bombeiros para apagar fogos (ou melhor, para não apagar fogos), não será por muito tempo que vai ser possível observar esse extraordinário legado paisagístico.
  • Sem imagem de perfil

    Einstürzende Neubauten 26.06.2017

    Porra, não o fazia tão velho! Assistiu a isso tudo?
    Aposto que gostou do Cloud Atlas
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.