Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O comentário da semana (1)

Pedro Correia, 24.06.17

«As matas nativas [em Portugal] foram destruídas pelo menos desde o neolítico e no século X o arroteamento de terras era de tal maneira intenso que os sedimentos trazidos pelos rios foram suficientes para criar a ria de Aveiro por colmatação da imensa baía anterior, tal como aconteceu em todo o litoral entre Espinho e São Pedro de Moel.
No fim do século XIX as áreas arborizadas deveriam andar pelos 10% e hoje andam pelos 40%, portanto a teoria de que os pinheiros e eucaliptos destruíram as matas autóctones é simplesmente falsa: foi a fome das pessoas que obrigou a estrumar as terras com o mato comido pelas cabras que destruiu as matas autóctones (de qualquer maneira, sempre bastante menos que na fábula que se conta sobre o assunto).»

De Henrique Pereira dos Santos. Na caixa de comentários deste seu texto, escrito como convidado especial do DELITO.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    xico 24.06.2017

    A referência ao neolítico não está errada. A desflorestação só começou, parece-me evidente, com a agricultura, que é comumente aceite como o período do neolítico. Se ela começou 1000 anos antes ou depois não interessa. O neolítico é o marco do início da agricultura, ou vice versa.
  • Sem imagem de perfil

    Einsturzende neubauten 24.06.2017

    Meu caro, xico, a agricultura não surgiu num puffff! Ela coexistiu durante milhares de anos com o nomadismo / recolecção. Esta coisas das datas, das ordens, enfim da taxonomia, são essencialmente arbitrárias e subjectivas. Diga-me! O Xico é um organismo individual , ou uma comunidade de biliões de unicelulares, com propósitos antagônicos, complementares e antagonicos ?
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.