Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O candidato.

por Luís Menezes Leitão, em 19.07.14

 

Resulta claramente desta entrevista que Santana Lopes não pensa noutra coisa a não ser em candidatar-se a Belém, no que parece ter pelo menos o ámen de Passos Coelho, que continua a apostar teimosamente na estratégia TMMRS (Todos menos Marcelo Rebelo De Sousa). Neste enquadramento, o lugar de Provedor da Santa Casa da Misericórdia, que misericordiosamente foi atribuído a Santana, seria apenas um estágio para que ele pudesse adquirir uma imagem de simpatia social, após o que transitaria para Belém. Claro que Passos Coelho preferiria Durão Barroso, mas não estando este disponível, prefere naturalmente apostar em Santana do que deixar Marcelo avançar.

 

A questão é que esta estratégia foi claramente posta em causa pelo avanço de António Guterres. Efectivamente António Guterres secou completamente o espaço à esquerda, tanto assim que António Costa, mal soube desse avanço, mergulhou logo nas absurdas primárias do PS em vez de se guardar para Belém. Neste espaço apenas Marinho Pinto pode conservar algum eleitorado, se conseguir manter o seu discurso populista e contra a classe política, que tantos votos lhe trouxe nas europeias. Já os candidatos da esquerda tradicional cederão naturalmente o lugar a António Guterres.

 

A questão é que António Guterres entra também muito no eleitorado da direita, com o seu catolicismo social e com o facto de ter sempre resistido a entrar nas questões fracturantes, em que o PS se fracturou logo após a sua saída. É por isso que na área da direita só alguém com o perfil de Marcelo Rebelo de Sousa lhe poderia dar alguma luta. Durão Barroso percebeu isso e afastou-se logo da corrida presidencial. Já Santana Lopes, pelo contrário, acha que Guterres "não é imbatível" e que até seria "altamente estimulante" enfrentá-lo.

 

Santana Lopes tem um problema com as eleições presidenciais, semelhante à percepção que ele tem do seu governo, e que ele próprio quis expor no seu livro de 2004, et pour cause chamado Percepções e Realidade, na altura objecto destes dois fabulosos sketches dos Gato Fedorento. Na sua percepção, o seu governo foi óptimo e foi uma grande injustiça ter sido derrubado por Jorge Sampaio. A realidade é que o seu governo foi o pior da história da democracia portuguesa, e se há alguma coisa a censurar a Sampaio — e a Durão Barroso — foi precisamente o terem permitido que ele tomasse posse. Já em relação às presidenciais, ele tem a percepção de que, passados dez anos do seu governo, e com o seu currículo na Santa Casa, tem condições de bater Guterres nas eleições. A realidade é, no entanto, que nem com mais cem anos na Santa Casa Santana conseguiria ultrapassar Guterres na área social, e que tem tantas hipóteses de ser eleito presidente como a torre Eiffel de dançar o samba. Mas, conhecendo a teimosia de Passos Coelho, é muito provável que venha a ser ele o candidato presidencial do PSD. 

Autoria e outros dados (tags, etc)


12 comentários

Sem imagem de perfil

De Maria Dulce Fernandes a 19.07.2014 às 13:37

Só a simples sugestão de raves nos jardins do Palácio, me deixam ansiosa e expectante.
O povo tem memória curta e acredito, teorias da conspiração à parte, que os champôs actuam por absorção cutânea e óssea, lavando não só o pelo e a pele, mas também tudo o que se encontra por baixo, até conseguirem um branqueamento completo. De qualquer modo, não me parece que haja lixívia poderosa o suficiente para limpar aquela nódoa e acredito piamente que o piqueno perdeu o perfil quando perdeu a cara.
Sem imagem de perfil

De xico a 19.07.2014 às 13:59

Fica assim demonstrado que a monarquia supera a república.
A educação de um príncipe para o cargo é mais barata, mais eficiente e eficaz e leva menos tempo do que a educação de um político para presidente. Veja-se o caso do actual rei espanhol.
Quanto a Santana e Guterres em Belém: dada a completa insignificância do cargo que ali se exerce, Santana seria pelo menos mais divertido e um pouco de glamour faz falta àquelas paredes.
Sem imagem de perfil

De João a 19.07.2014 às 14:20

Boa tarde,

Só para fazer justiça, o pior governo de Portugal não foi o de Santana Lopes, ele não fez mal nenhum aos portugueses (não teve tempo) o pior de sempre foi o de José Sócrates que em 9 anos de governo levou-nos a bancarrota.
Sem imagem de perfil

De Tiro ao Alvo a 19.07.2014 às 14:54

Se é verdade que nem sempre concordo consigo, desta feita tenho de lhe dar inteira razão.
Imagem de perfil

De Helena Sacadura Cabral a 19.07.2014 às 18:16

Nenhum dos putativos candidatos me parece bom.
Mas ainda bem que a "coisa" serviu para afastar Barroso. Só por isso já fico agradecida a qualquer deles...
Sem imagem de perfil

De lucklucky a 19.07.2014 às 18:19

"A realidade é que o seu governo foi o pior da história da democracia portuguesa, e se há alguma coisa a censurar a Sampaio — e a Durão Barroso — foi precisamente o terem permitido que ele tomasse posse."

Só alguém que não tem noção da realidade pode dizer que o pobre governo de Santana Lopes foi o pior da Democracia Portuguesa.
Foi pior que passar a Dívida de 60% do PIB para 120% e lançar o país na bancarrota? foi pior qua violação da vida dos Direitos Humanos com nacionalizações? foi pior que a prisão sem culpa formada?

E mais uma vez se nota a censura do Golpe de Estado que foi o seu derrube.
Pois ainda hoje o Ex.Presidente ainda não disse a razão da demissão, violando os preceitos Constitucionais e o minímo respeito pela Democracia e funcionamento da Instituições.

Por estas e por outras os Portugueses têm tido o que merecem.
E vão ter mais.
Sem imagem de perfil

De João a 19.07.2014 às 19:02

Não sou ingénuo em relação a nenhum político e a Pedro Santana Lopes também não, mas, não entendo muito bem a aversão que as pessoas (algumas) têm ao homem, como se ele fosse, comparado com todos os outros, um incompetente, mentiroso, e sei lá mais o quê, e os outros não. Ele quando foi para a CML, lembro-me, porque estava lá, criou 73 postos de trabalho de motoristas naquelas carrinhas que fazem transporte grátis as pessoas necessitadas. Lembro-me também, porque o presenciei, num consultório médico onde ele foi, a empregada teve que ficar mais uma hora por causa dele, mas quando saiu, foi direto a ela, pediu-lhe desculpa, e deu-lhe 1000 escudos (isto a uns anos). Conheço muitos "senhores doutores" que nem pedir desculpa são capaz, quanto mais criar postos de trabalho para os outros. O que criam é tachos para si próprios. Não estou a dizer que o Santana Lopes é melhor do que os outros, não o estou a defender, o que estou a dizer é que muitos daqueles que o criticam nem sequer o conhecem, e se calhar, nunca na vida fizeram alguma coisa pelos outros. Eu compreendo que muitas vezes é inveja que leva as pessoas a dizer mal dos outros. Provavelmente virão alguns intelectuais rebater aquilo que estou a dizer, outros com má educação dizendo que eu sou também um idiota e ignorante, mas a verdade é que não passam todos de uns invejosos, uns más línguas, e uns pobres de espirito. Deixem lá o homem em paz, nunca fez mal a ninguém, não recebe ordenado na Santa Casa, e o outro que é presidente na CML, recebe dai ordenado mas anda a fazer campanha para ser presidente do PS e futuro PM. Comparados com o Santana Lopes são todos merda.
Sem imagem de perfil

De Misericórdia! a 20.07.2014 às 08:54

Pode ser que ele se lembre de apoiar Fernando Nobre. Quem já o propôs para 2ª figura do Estado que temos com os resultados que se conhecem não recusará apoiá-lo para 1ª figura. É pelo menos certo que faria melhor figura que o dos flops.
Sem imagem de perfil

De Alface Frisada a 20.07.2014 às 09:10

Faço por acreditar que o SL não recebia ordenado da SCML quando foi para lá, até porque o recebia, sem fazer nenhum, da CML.

Mas essa mama da CML acabou e tenho uma certa curiosidade em saber se a situação se mantém e, já agora, se as santanetes que com ele estiveram nos tempos em que, por exemplo, construiu casinos no Parque Mayer, Cais-do-Sodré, Jardim do Tabaco, etc., etc., também trabalham de graça na SCML.
Sem imagem de perfil

De João a 21.07.2014 às 18:22

Acredita mesmo nisso, de que o Santana Lopes recebe mesmo ordenado na Fundação, foi anunciado na imprensa varias vezes que não recebe nada, e ainda não apareceu ninguém a desmentir, tanto da própria Fundação como dos órgãos de imprensa. Quanto ao receber ordenado da CML sem fazer nenhum... acha mesmo que está a ser justo, quando lhe acabei de dizer que criou 73 postos de trabalho para motoristas de transporte de pessoas, grátis para os utentes do município, aqueles menos favorecidos. E por favor não me desminta que eu estava lá e não sou mentiroso.

Quando não se gosta de uma pessoa, está-se no seu direito, mas não é justo nem bonito dizermos coisas dessa pessoa sem sabermos se é verdade e sem procurar saber primeiro se é verdade ou não.
Sem imagem de perfil

De Com Alfaces não se brinca... a 22.07.2014 às 08:56

Então e já que estava presente no consultório quando o Pedrocas deu 1000 escudos à senhora e sabe tudinho sobre a actividade pública e privada do distinto cavalheiro, apresente uma lista do que o Santana Lopes fez enquanto vereador sem pelouro da CML entre 2009 e 2013 e das propostas sobre a capital que apresentou nesse período. Agora amanhe-se.
Sem imagem de perfil

De João a 22.07.2014 às 10:48

Hé, Hé, pronto, já percebi, alias já devia ter percebido que tipo de pessoa é a avaliar pelo nome que escolheu :) Diga-me, para provar que não tenho razão... quer que eu diga também o que foi feito na CML desde o ano de 1910 até à data atual, :) quer que eu diga também o que foi feito na CM do Porto, de Coimbra, de Faro, :) olhe, quer que eu explique aqui também a teoria do bosão Higgs há! há! há! Pronto ganhou, você é terrível, deixa sempre os outros sem resposta.

:) fantástico. Para entrar no mesmo espírito descontraído como aborda estas coisas, quando é que vem levantar a bicicleta que ganhou. Há Há.

Comentar post



O nosso livro


Apoie este livro.



Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2017
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2016
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2015
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2014
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2013
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2012
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2011
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2010
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2009
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D