Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O blogue da semana

Inês Pedrosa, 07.08.16

Como já terão percebido, não sou muito blogueira. Gosto da ideia do blogue, gosto de ler blogues, mas a verdade é que, parafraseando o sábio Herman, eu é mais livros. E também é verdade que, quando me ponho a espreitar os blogues, inúmeras vezes encontro declarações que me deixam a ferver. Tendo sido criada ainda na longa noite do Dr. Salazar, fervo em pouca água. Hábitos da austeridade. A fervura é uma grande musa, mas já não me convém, na minha provecta idade, gastar a água toda, nem ferver por dá cá aquela palha. De modo que, confesso, evito. Um dos poucos blogues que sigo com regularidade e apreço desde há anos é este, onde, por gentil convite do Pedro Correia, vou tentando, a pouco e pouco, ultrapassar as minhas reticências e limitações informáticas, que são vastas.

Neste momento em que as atenções se concentram no Rio de Janeiro, sugiro que descubram o blogue do Instituto Moreira Salles, uma espécie de Fundação Calouste Gulbenkian brasileira, com sede no Rio, dedicada às artes plásticas (sobretudo fotografia), ao cinema (ou não fossem dois Moreira Salles cineastas - o João Moreira Salles e o seu irmão Walter Salles), à literatura e à música. O blog do IMS tem excelentes cronistas (entre os quais o escritor brasileiro Bernardo Carvalho) e fala de livros, filmes, viagens, política, além das exposições e actividades do próprio Instituto. Tem um design límpido e sedutor, com imagens de grande qualidade. Através dele podemos aceder também às edições anteriores da revista Serrote, uma revista de arte & ensaios, belíssima, e com o melhor do pensamento contemporâneo  (também publicada pelo IMS, editada por Paulo Roberto Pires, jornalista, escritor e editor de extrema argúcia). Procurem-no, porque vale mesmo a pena. O endereço deste blogue é: www.blogdoims.com.br.

1 comentário

Comentar post