Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Na urgência de Santa Maria

Teresa Ribeiro, 31.08.14

- Pois, no raio x não se vê nada de especial, mas a verdade é que este não é o exame mais indicado para avaliar o seu problema. Idealmente deveria fazer uma endoscopia, mas não lha posso prescrever aqui. Só se fosse um caso de vida ou de morte. Lamento...

 

Dito isto a simpática interna, à falta de melhor, baseou-se no instinto e receitou-me umas coisas. Depois de ter esperado quatro horas pela consulta e de ter pago 20 euros de taxas moderadoras.

Só que não correu bem e tive que voltar à urgência no dia seguinte. Apanhei mudança de turno, de modo que comecei a consulta com uma médica e acabei-a, já depois de feitos os exames, com outra. A primeira mandou-me fazer um novo raio x. Apeteceu-me objectar, mas a minha experiência diz-me que não adianta contestar os actos clínicos, porque nunca levamos a melhor, de modo que não levantei ondas. A segunda, comentou: a minha colega pediu um raio x, só que um raio x é inútil nestes casos.

Perante a falta de exames conclusivos, optou pela solução mais prática. Receitou-me medicamentos para tratar cada um dos meus sintomas. Este tipo de medicina também eu sei praticar em casa, com a minha farmácia doméstica, pensei. 

Mas estas coisas acontecem sempre ao fim-de-semana, nada a fazer. Amanhã lá terei que marcar uma consulta a sério. Entretanto gastei mais vinte euros em taxas moderadoras e 14 horas, distribuídas pelos dois dias que passei pelo banco do hospital.

 

Assim vai o SNS.

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Teresa Ribeiro 01.09.2014

    Ao fim-de-semana queria séniores no banco de uma urgência? É claro que só lá estavam miúdos, Vento. Mas isso não é propriamente uma novidade.
  • Sem imagem de perfil

    Vento 01.09.2014

    Pena, Teresa. Quem sabe eu não lhe sugira que fale com o médico para que efectue um exame pra ver se há alguma bactéria a chatear a minha amiga?
  • Imagem de perfil

    Teresa Ribeiro 01.09.2014

    A fera já está identificada há uns anos, Vento. Chama-se hérnia para-esofágica, a maldita, e este fim de semana resolveu acordar. Receei que estivesse a estrangular, tal foi a gana com que se manifestou. Foi por isso que corri para o hospital. Felizmente não foi tão grave.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.