Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Maio de 2017: os meus votos

Pedro Correia, 17.06.17

phpThumb[1].jpg

  

Figura nacional do mês

Primeiro português a sagrar-se vencedor do Festival da Eurovisão. Cinquenta e três anos depois da primeira participação de um representante nacional (António Calvário, com Oração) neste certame, acompanhado por cerca de 200 milhões de pessoas em dezenas de países. De quase desconhecido até 13 de Maio, Salvador Sobral passou a andar nas bocas do mundo - e não apenas em Portugal.

 

 

ob_8daf5a_emmanuel-macron[1].jpg

 

Figura internacional do mês

Emmanuel Macron, um centrista liberal que durante dois anos foi ministro da Economia do Executivo socialista tutelado por François Hollande, emergiu como o grande vencedor das presidenciais francesas, derrotando por larga margem a sua oponente na segunda volta, Marine Le Pen. O mais jovem inquilino do Palácio do Eliseu saiu vencedor do escrutínio, a 7 de Maio, com 66% dos votos expressos.

 

 

148793[1].jpg

 

Facto nacional do mês

O Executivo laico e socialista de António Costa concedeu tolerância de ponto aos funcionários públicos que quiseram ver o Papa. E muitos assim o fizeram, juntando-se à multidão que a 12 e 13 de Maio acompanhou a visita de Francisco a Fátima, onde presidiu à cerimónia de canonização dos videntes Jacinta e Francisco, um século após as aparições na Cova da Iria.

 

 

dc-Cover-u3uhhjvjnv5ugbe5h1h5keom35-20170523145733

 

Facto internacional do mês

O Reino Unido voltou a ser sobressaltado por um atentado terrorista, desta vez em Manchester. Ocorreu a 22 de Maio, no exterior de uma sala de espectáculos, durante um concerto da cantora Ariana Grande. Balanço trágico: 22 mortos - incluindo várias crianças - e 199 feridos, 23 dos quais em estado muito grave. Foi o pior ataque terrorista em Inglaterra desde os atentados bombistas de Londres no Verão de 2005

 

 

800[1].jpg

 

 Frase nacional do mês 

«A nossa economia está a virar. Já tínhamos essa intuição há seis meses e mais claramente há quatro meses. Mas hoje temos a certeza de que está a virar.» Declaração do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, proferida a 16 de Maio, perante empresários no 14.º Encontro Anual de Inovação da Cotec-Portugal, em Matosinhos. Palavras optimistas que agradaram certamente ao primeiro-ministro.

  

 

Manuel-Valls-m_3568362b[1].jpg

 

Frase internacional do mês 

«Este partido socialista está morto.» Assim falou, sem papas na língua, o ex-primeiro-ministro Manuel Valls, um socialista que liderou o Executivo francês entre Março de 2014 e Dezembro de 2016. A frase foi proferida a 9 de Maio, na sequência imediata da segunda volta das presidenciais. Na primeira, o candidato do PS francês, Benoit Hamon, foi arrasado nas urnas, com apenas 6,3% dos votos.

5 comentários

Comentar post