Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Campanha eleitoral

jpt, 21.09.17

PS Olivais.jpg

Eu estou ao balcão do café, aqui nos Olivais. A comitiva PS entra, 5/ 6 carros de gente, campanha algo abonada, até "hino" próprio para a freguesia se gravou, e algo piroso, como manda a tradição destas coisas. Nela há alguém da junta, dizem-me, baixo, outros clientes. Pedem ao (afável) dono do café para afixar cópia do edital com o mapa das secções de voto, como é costume nas eleições. Resmungo para mim, que até andei a fazer eleições em alguns outros países, que não devia ser assim, é uma caravana partidária a distribuir material eleitoral, é uma confusão sempre desaconselhável. Depois saio, e vejo o que colaram. Atrevidos, aproveitaram a óbvia concordância do dono para encimarem a cópia do mapa eleitoral da freguesia com um cartaz partidário, que simula o apoio do estabelecimento comercial a esta candidatura. À revelia do proprietário. Este encolhe os ombros, desagradado mas, como qualquer pequeno comerciante, nada atreito a comprar conflitos locais.

 

43 anos de democracia e ainda não aprenderam a separar o partido do Estado. E treinaram-se nestas (pequenas?) malandrices. Um (pelo menos um) dos da caravana é professor, conheço-o. É esta trapalhada, indigna, que veicula como a tal "cidadania" que se ensina no secundário?

4 comentários

  • Imagem de perfil

    jpt 21.09.2017

    Não sei.
  • Sem imagem de perfil

    Vlad, o Emborcador 21.09.2017

    Obrigado.
    Já agora, bem sabe que a disciplina de Cidadania que se ensina nas escolas é uma farsa. Assim como Religião e Moral. Muitas vezes são advogados que ministram esta cadeira , o que é um paradoxo, para com a Moral. E a maioria dos alunos que escolhem esta cadeira fazem-no em virtude da viagem de final de período.
  • Imagem de perfil

    jpt 22.09.2017

    Não sei, a minha filha não frequenta o ensino em Portugal. Teve uma disciplina se Ética, que deverá ser mais ou menos correspondente, que a marcou bastante, no bom sentido.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.