Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Passado presente (CLIII)

por Jorge Assunção, em 15.09.09

 

Concorde (1969 - 2003)

Em comparação com os restantes aviões comerciais, reduzia para menos de metade a duração de uma viagem transatlântica.

Autoria e outros dados (tags, etc)


11 comentários

Imagem de perfil

De João Carvalho a 15.09.2009 às 22:50

A pureza das linhas mais estilizadas, no sector da aviação comercial.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 15.09.2009 às 22:55

Muito bem lembrado, Jorge. Neste nunca viajei.
Imagem de perfil

De Ana Vidal a 16.09.2009 às 00:07

Nunca percebi porque é que o retiraram de cena. Era esteticamente perfeito, rápido e seguro. E nunca nenhum avião teve, como ele, a elegância e a souplesse de um pássaro!
Imagem de perfil

De João Carvalho a 16.09.2009 às 00:27

Em termos gerais, foram detectados problemas de concepção e desgaste que se agravavam com o tempo de vida, após o trágico acidente de um deles.

Resolver isso tudo era um quebra-cabeças de custos muito elevados e de fiabilidade incerta, que se associavam ao consumo num momento em que o preço do petróleo parecia imparável e em que a actualização da tecnologia aeronáutica de segurança implicava um investimento desmesurado para que o Concorde fosse mantido em actividade. E era impensável agravar os preços elevadíssimos das duas viagens que fazia.

Quase não demos por isso, visto que não estava ao alcance de uma viagem aérea comum, mas o Concorde durou tempo superior ao de uma geração, cumpriu o que poucos modelos comerciais cumprem e, no final, só um dos aparelhos é que não ficou para a História.
Imagem de perfil

De Ana Vidal a 16.09.2009 às 00:35

Calculei que fosse por uma questão de custos, o Concorde era um luxo de tecnologia.
Estive quase a viajar nele mas não cheguei a fazê-lo. Tenho pena, agora que essa experiência se tornou impossível.
Imagem de perfil

De João Carvalho a 16.09.2009 às 00:56

Realmente, teria sido uma experiência e peras fazer uma viagem numa aeronave supersónica.
Sem imagem de perfil

De Maria a 16.09.2009 às 12:04

O Concorde ao serviço da Air France nos voos entre a Europa e a América do Norte fazia escala técnica, 1 vez por semana, no aeroporto de Santa Maria Açores e não foram poucas as vezes que o vi chegar e partir (fazia uma barulheira este também foi um dos motivos, a poluição sonora) uma amiga minha era a única funcionária em santa Maria da Air France uma vez ela fez uma tentativa de eu conhecer por dentro o avião , mas não conseguiu , lembro-me dela dizer que eram pessoas muito ricas e de negócios que faziam aquela rota.
O aeroporto de Santa Maria, para nós Açorianos, teve uma importância extrema a todos os níveis - desde 1945 , quando foi entregue pelos americanos ao estado português, até 1962 -quando o aeroporto de Ponta Delgada foi inaugurado - a nossa saída aérea para território Continental era feita por aquele aeroporto só mais tarde por Ponta Delgada e só para Lisboa, para o Continente Americano continuou-se a ir por Santa Maria até 1980 quando o aeroporto das Lajes se torna comercial, nessa altura Santa Maria ressente-se muito..
Há muita história interessante a propósito do aeroporto de santa Maria - por lá passaram figuras célebres do Espectáculo, desporto e da política e tanto outro episódio por contar, digo eu, pois não conheço nada de interessante escrito sobre isto.
Imagem de perfil

De João Carvalho a 16.09.2009 às 15:48

Muito bem. O aeroporto de Santa Maria foi entregue pelos norte-americanos quando estes preferiram a Terceira, deixada pelos britânicos após a Guerra.
Sem imagem de perfil

De Maria a 16.09.2009 às 16:18

João é um tema que, se eu "escrevesse", pegaria nem que fosse só para um documentário.
Imagem de perfil

De João Carvalho a 17.09.2009 às 21:29

Pode ser que venha a dar.
Imagem de perfil

De António de Almeida a 16.09.2009 às 12:02

É daquelas coisas que gostaria de ter feito, mas infelizmente não deu, sempre gostei de andar de avião...

Comentar post





Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2016
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2015
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2014
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2013
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2012
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2011
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2010
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2009
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D