Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Qual TGV qual quê?!?

João Carvalho, 27.01.09

Sou dos que desaprovam os grandes empreendimentos não-produtivos e sem retorno, que requerem grande endividamento externo e importação de tudo o que precisam. Não raro, contrapõem-me que o TGV, pelo menos, se justifica plenamente, por sermos periféricos e nos aproximar da Europa. Pois o TGV, quanto a mim, é exactamente o exemplo do que me parece dispensável. Com crise ou sem crise. Até por sermos um país periférico, porque se estivéssemos numa situação central eu ainda entenderia a utilidade de ligar duas fronteiras opostas, para não interromper a corrente exterior de ambos os lados.
Nem sequer o Porto e Lisboa precisam do TGV para estar mais perto. Basta uma linha adequada ao actual Alfa Pendular (cuja velocidade cruzeiro de fábrica é de 220km/hora). O mesmo para ir até à fronteira Norte e ligar-nos à Galiza, ou para nos levar até ao Algarve. O próprio Jorge Coelho já um dia reconheceu publicamente que o elevado investimento na renovação da linha férrea Porto-Lisboa foi um autêntico desastre. Reconheceu, sim, mas a culpa voltou a morrer solteira.
Falta acentuar que Portugal não é apenas periférico, mas também um território estreito, na distância transversal entre o mar e Espanha. Ora, se o Alfa tivesse uma (ou mais) linha(s) adequada(s) a cruzar o País entre o litoral e a fronteira Leste, para ligação ao TGV espanhol e a Madrid, ninguém se queixaria da diferença entre o TGV vizinho e o nosso confortável Alfa, com uma distância tão curta para percorrer (à velocidade recomendada).

O problema é que Portugal não tem investido em caminhos-de-ferro coisa que se veja e, quando o fez (Porto-Lisboa), foi um fracasso ao preço do ouro. Sabem que mais? Deixem as autoestradas e apostem na linha férrea nacional — maior economia, menor poluição, menos acidentes e vantagens para as mercadorias — que devia ser um bem essencial e é uma vergonha.
Curiosamente, tenho reparado que, de um modo geral, muita gente concorda com os argumentos que descrevi. E concluem, teimosa e invariavelmente: mas o TGV faz falta! Não há pachorra! Prefiro os que discordam e me saibam explicar porquê.
Ainda por cima, o TGV não serve a indústria e o comércio, nem as exportações e as importações. É só para pessoas, para uma minoria que quer e pode viajar. Lazer, enfim. Parece-me pouco, muito pouco. Não podem gastar mais uns 15 ou 20 minutos entre Lisboa e a Galiza? Entre Faro e o Porto? Entre Lisboa e Madrid? Em suma: alguns não podem gastar mais uns minutinhos, mas todos podemos gastar mais uns milhões? Ah!!! Então desculpem lá. 
Julguei que estávamos a falar do desenvolvimento do País...

23 comentários

Comentar post