Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

A golpada (parte III)

Pedro Correia, 05.09.09

A decisão foi tão vergonhosa que ninguém a quis assumir. O grupo Prisa garantiu que o fim do Jornal das Sextas e o afastamento de Manuela Moura Guedes dos ecrãs foi da exclusiva responsabilidade da administração da TVI, como se nada tivesse a ver com o assunto. O administrador-delegado da Media Capital, Bernardo Bairrão, mandou dizer que votou contra. O primeiro comunicado da empresa, no melhor estilo farisaico, limitava-se a referir que "tinha recebido" o pedido de demissão em bloco da Direcção de Informação. Lá apareceu enfim outro comunicado igualmente envergonhado da 'administração da TVI' (assim mesmo, anónima, sem um nome nem um rosto) a 'explicar' que tinha havido uma 'alteração da grelha de programação'.

Com isto, a anónima administração da TVI cometeu dois disparates: por um lado confundiu informação com programação, o que constitui um erro grosseiro; por outro, assumiu a ilegalidade do processo ao admitir a intromissão numa área que a lei lhe veda. É fácil perceber por que motivo o presidente da ERC, à semelhança do Sindicato dos Jornalistas, considerou "absolutamente inaceitável" o cancelamento do telediário. E até o insuspeitíssimo António Marinho Pinto, bastonário dos advogados, vem dizer que a administração da empresa "atropelou a lei".

Ao menos quando Marcelo Rebelo de Sousa foi censurado na mesma estação, em Outubro de 2004, havia um administrador que dava a cara e o nome: Miguel Paes do Amaral. Agora nem isso.

 

ADENDA: ler este excelente artigo de Pedro Santos Guerreiro. Com um título sintomático: Sei o que fizeste no Verão passado.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 05.09.2009

    Francisco: o simples facto de, ao terceiro dia, ainda nos questionarmos sobre a 'cadeia de eventos' diz tudo sobre a falta de transparência desta decisão que até agora ainda ninguém assumiu em nome próprio.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.