Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

É bonita a Festa, pá!

Carlos Barbosa de Oliveira, 04.09.09

Fui  à  primeira Festa do “Avante”, em 1976,  com um grupo de amigos. Entre eles estava um dirigente do CDS que não se cansou de tecer elogios  à organização da Festa, à capacidade de mobilização dos comunistas e ao seu espírito solidário. Eu sei que os anos 70 eram outros tempos. As pessoas  ainda não se tinham enquistado nos seus redutos partidários, a política não se resumia a discussões patetas e patéticas que fazem lembrar as conversas  sobre futebol, os valores eram outros e os dirigentes políticos tinham outra qualidade e abertura. Não era a sua discordância com o Partido Comunista, que os impedia de ir até lá, usufruir e apreciar o ambiente que por lá se respirava.
Trinta anos depois, a Festa do “Avante” continua fiel ao seu espírito  e, goste-se ou não, é  uma festa incontornável no calendário de festividades lusas, sendo injusto reduzi-la à expressão de festa partidária. É certo que já teve melhores dias e agora já não é o palco privilegiado para ver e ouvir grandes nomes da música internacional, mas uma visita à Atalaia, num fim de semana quente como o que se anuncia, nunca será tempo perdido. Por lá vão passar vozes do fado como Aldina Duarte e Teresa Salgueiro, mas também David Fonseca, Maria João e Mário Laginha, ou as bandas Blind Zero e Peste & Sida.
Não perderei, certamente, a oportunidade de ver e ouvir as “Voces del Sur”, sem medo de ser “contagiado pela propaganda comunista”. Não poderei, no entanto, estar lá muito tempo, porque serei,  durante este fim de semana, o anfitrião desta FESTA do Blogobairro, para a qual estão desde já todos convidados.
 

19 comentários

Comentar post