Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

A entrevista

Pedro Correia, 01.09.09

1. Esta noite, na RTP, José Sócrates mostrou ter aprendido finalmente como se chama a presidente do PSD. Em entrevistas anteriores, era incapaz de dizer o nome dela.

2. Nem uma palavra sobre maioria absoluta. Evidente sinal dos tempos: o tema desapareceu por completo do discurso do primeiro-ministro.

3. Foi um Sócrates melífluo, quase humilde, que apareceu perante os portugueses no canal público: nem vestígio do animal feroz. Outro sinal dos tempos.

4. Óbvia a intenção de encostar o PSD à direita conservadora. Manuela Ferreira Leite deve sentir-se realizada: tem feito tudo para isso.

5. Certeira, a crítica à líder do PSD por ter excluído os rivais internos das listas parlamentares. É fácil perceber que este será um dos temas recorrentes da campanha socialista. A frase 'asfixia democrática' vira-se contra Ferreira Leite.

6. Acabaram as críticas ao BE e ao PCP: ao primeiro-ministro agora só interessa rebater o que diz o PSD. Percebo-o bem: ele precisa dos votos da esquerda como de pão para  boca.

7. De política de alianças, nem uma palavra concreta. Mas houve pelo menos uma ideia: Sócrates diz não rejeitar à partida nenhum cenário. É curioso: há dias, em entrevista ao jornal i, um dos vice-presidentes do PSD afirmou exactamente o mesmo.

8. "As coisas começam a melhorar", declarou o primeiro-ministro. Quatro anos e meio depois, com a maior taxa de desemprego das últimas três décadas, eis uma das raras frases de encorajamento que é capaz de dizer aos portugueses. Repito: quatro anos e meio depois. 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    João Carvalho 02.09.2009

    Quanto a isso, não posso dar-lhe razão, meu caro. Eu só contei 34.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.