Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Passado presente (CXVII)

por João Carvalho, em 08.07.09

Synergie Grand d?fi de Monaco, Vintage Giclee Art print

24 Heures du Mans – anúncio da prova há 50 anos

(Circuito de Le Mans, 20 e 21 de Junho de 1959)

Autoria e outros dados (tags, etc)


19 comentários

Imagem de perfil

De ariel a 08.07.2009 às 18:23

Uau ! Que belo passado presente, apesar de eu não ser uma fã incondicional do desporto automóvel, lembro-me logo do filme com o saudoso Steve McQueen que fez furor :-)) e este cartaz é um must ...
Imagem de perfil

De João Carvalho a 08.07.2009 às 19:47

O filme é o 'Grand Prix' e o elenco, entre nomes famosos da Fórmula 1, incluía a Françoise Hardy. Pela primeira vez, o cinema dava-nos a sensação de estar ao volante a conduzir um bólide de F1, como actualmente acontece nos simuladores.
Sem imagem de perfil

De mdsol a 08.07.2009 às 18:50

O cartaz é lindo.

E não fosse a data poderia sugerir uma prova de street jumping ' ...

Blasfemei muito? Oh! I' m so sorry, mas eu carros é mais pela cor...
Saio já. Vrrrrummmmm

:)))
Imagem de perfil

De João Carvalho a 08.07.2009 às 19:56

Eu dou.-lhe o 'street jumping'!
A famosa partida à Le Mans era dada com os carros parados em espinha de um lado da pista e os corredores do outro lado, cada um frente ao seu carro. Dada a partida, eles atravessavam a pista a correr, entravam nos carros e partiam.
O seu motor parece estar a sobreaquecer. Se for preciso, dou um jeiro nisso!
Sem imagem de perfil

De mdsol a 08.07.2009 às 20:10

ehehehe grande João Carvalho! Das poucas coisas que eu já sabia sobre corridas de automóveis era a forma como era dada a partida :))))) Mas valeu.
João, olhe que eu até da matrícula do meu carro me esqueço. Por isso, qualquer esforço para melhorar a minha performance neste campo, deve ser um esforço inglório. Mas agradeço a sua boa vontade.

Valeu!

:))))))))))
Imagem de perfil

De João Carvalho a 08.07.2009 às 20:14

Não valeu, não! Esse tipo de partida de que falei foi pouco usado, era excepcional e desapareceu. Está longe, portanto, de ser a forma como era dada a partida. A partida era dada normalmente, com aquelas raríssimas excepções.
O seu motor começou a deitar fumo...
Sem imagem de perfil

De mdsol a 08.07.2009 às 20:19

Começou nada! Agora que comecei a aprender umas coisas? Que é isso de menosprezar as suas capacidades didácticas? Balhamedeus!

:)))
Imagem de perfil

De João Carvalho a 08.07.2009 às 20:27

Cheira-me a óleo queimado...
Sem imagem de perfil

De mdsol a 08.07.2009 às 22:14

E a mim cheira-me a papel rasgado... Deve saber a história. Ou não?

:))))
Imagem de perfil

De João Carvalho a 08.07.2009 às 22:39

Esqueceu-se dos fósforos? Hehe...
Sem imagem de perfil

De mdsol a 08.07.2009 às 22:46

Certíssimo. A história de quando se esqueceram de levar os fósforos para cena, para se poder queimar uma carta comprometedora e o actor improvisou rasgando-a. O problema passou para quem tinha de dar continuidade à cena que, em vez do previsto "cheira-me a papel queimado", improvisou dizendo: Cheira-me a papel rasgado...
Imagem de perfil

De João Carvalho a 08.07.2009 às 22:55

Cheira-me a motor gripado...
Sem imagem de perfil

De mdsol a 10.07.2009 às 17:47

Atchimmmmm

Assinado: Miss Piggy
Imagem de perfil

De Ana Vidal a 10.07.2009 às 03:23

É isso mesmo, Maria do Sol! Eu também diria que este cartaz anuncia uma corrida entre homens e carros, a ver quem chega primeiro...

Mas lá que é bonito, isso é. :-)
Sem imagem de perfil

De mike a 08.07.2009 às 19:19

Que maravilha de cartaz, João.
Imagem de perfil

De João Carvalho a 08.07.2009 às 19:56

É verdade, Mike. Tem exactamente 50 anos.
Sem imagem de perfil

De Luís Reis Figueira a 08.07.2009 às 23:36

Muito lindo o cartaz, com uma cena que foi uma das imagens de marca de uma época áurea do desporto automóvel mundial. No entanto, estas partidas à 'Le Mans' foram abandonadas no início dos anos 70 por causarem alguns acidentes e nelas ocorrerem alguns incidentes, nomeadamente pequenos atropelamentos, portas por fechar, cintos de segurança por apertar (que determinou a morte do piloto inglês John Wolfe, num acidente durante a 1ª volta) e outras o que hoje em dia seria impensável, atenta a importancia primordial que é dada à segurança quer de pilotos, quer de mecânicos, quer do público em geral. Ficou, aliás, célebre e a fazer parte da história de 'Le Mans', a recusa do belga Jacky Ickx, em 1969, em alinhar na corrida a pé até ao carro, indo calmamente a passo e instalando-se convenientemente no cockpit, não tendo este procedimento impedido que, justamente, ganhasse esta edição da prova fazendo equipa com o Jackie Oliver, num Ford GT 40.
Para terminar, apenas um pequeno apontamento quanto ao desempenho dos nossos 'bravos do pelotão' na edição deste ano realizada em 14/15 de Junho:
Bom, (apesar de saber a pouco), o 6º lugar da geral para o Pedro Lamy que, sem grande dificuldade, poderia tê-la vencido, não fosse aquele desastrado incidente de box para o qual nada contribuiu e que lhe estragou por completo a prova quase desde o início;
Belíssimo o 8º lugar da geral para o João Barbosa, que embora integrado também numa equipa de LMP1, não tem a estrutura de uma Porsche ou Audi;
Pena, as várias azelhices dos 2 companheiros de equipa do Tiago Monteiro, que acabaram por ditar o desistência, quando já estavam decorridos mais de 2/3 da prova, bem como o abandono prematuro do Miguel Pais do Amaral num carro com problemas desde o início.
Um abraço.
Imagem de perfil

De João Carvalho a 09.07.2009 às 00:22

Como sempre, o teu conhecimento e entusiasmo em mais duas histórias. Seguramente apreciadas, Luís.
Abraços.
Sem imagem de perfil

De Luís Reis Figueira a 09.07.2009 às 01:07

João, obrigado pelo teu comentário e reconhecimento.
Qualquer dia torno-me comentador-residente do Ddo para a área do «motorsport», eheheh!...
Abraço.

Comentar post





Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2015
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2014
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2013
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2012
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2011
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2010
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2009
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D