Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Mais um «empate técnico»

João Carvalho, 07.07.09

«António Costa e Santana Lopes taco-a-taco na corrida à Câmara de Lisboa», segundo uma sondagem recente. Mais um fantasioso «empate técnico»?

Atente-se à notícia para tentar perceber: «António Costa e Pedro Santana Lopes estão empatados na corrida à Câmara de Lisboa». Sim, parece ser mais um fantástico «empate técnico».

Mesmo assim, leia-se melhor para tirar teimas: «António Costa e Pedro Santana Lopes estão empatados na corrida à Câmara de Lisboa, encontrando-se separados apenas por um ponto percentual.» Ah! É mesmo um engraçado «empate técnico».

Porém, o problema da escassa diferença resolve-se: um ganha e outro perde. As empresas de sondagens e a imprensa é que estão empatadas: têm o mesmo problema técnico. Ou será mental?

3 comentários

  • Imagem de perfil

    João Carvalho 07.07.2009

    1. «O termo "empate técnico" é aqui aplicado como significando que a diferença entre os candidatos é menor do que a margem de erro». A sério?

    2. «Resultado final»? Um resultado não é sempre final?

    3. A margem de erro de uma sondagem é sempre um dado indicado, mas quase marginal para o efeito. Porquê? Porque a verdadeira notícia devia ser o resultado da sondagem. No caso, o interesse noticioso está na proximidade entre PSD e PS ou até na ligeira maioria de um deles. Não está seguramente na margem de erro da sondagem, que não devia ser notícia. Muito menos no inconclusivo «empate técnico», que não corresponde a qualquer resultado eleitoral e nem sequer foi o resultado desta sondagem. Por um voto se perde, por um voto se ganha. Por maioria de razões, por um por cento se perde, por um por cento se ganha.
  • Sem imagem de perfil

    João Sousa 07.07.2009

    Tanto quanto sei, as sondagens não dão um valor exacto mas sim um intervalo de valores que está limitado por uma determinada margem de erro. Se a margem de erro for de 3% e os valores médios de dois candidatos distarem 1%, isso implica que a sondagem dá a possibilidade (embora menos provável) de o segundo ganhar a eleição. É por isso que eu digo, não sendo um especialista, que a sondagem não dá (não pode dar?) por garantida a vitória de nenhum deles - e esta notícia segue essa direcção.

    Às vezes, penso que se dá um significado sombrio à utilização do termo "empate técnico" que pode não ser inteiramente justificado.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.