Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

No universo de Mike Judge

Jorge Assunção, 06.07.09

É impossível, neste dia, não me sentir no universo dos filmes de Mike Judge, conhecido por ser o criador de Beavis and Butt-head, personagens que ganharam vida nos ecrãs da estação MTV.

Por um lado, trabalho de escritório a uma segunda-feira. Se há mau dia no trabalho esse é segunda-feira. Seja pela falta de ritmo, seja por ser o que mais se distancia do fim-de-semana, seja pelo que for. Sei é que o tempo custa mais a passar. No grande ecrã, foi Judge quem melhor descreveu esse problema no aclamado Office Space, com o seu "case of the monday's". O filme também retrata na perfeição a relação com alguns colegas de trabalho; a monotonia; o stress que se manifesta ainda não chegamos ao trabalho, presos numa fila de trânsito. Enfim, estou a precisar de férias...

Mas lembrei-me de Judge sobretudo pela sua obra Idiocracy. A intoxicação com notícias a propósito da apresentação aos sócios de um jogador de futebol, recordou-me aquele universo estupidificado da América futurista com que Judge nos brinda. Onde o cidadão vulgar do final do século XX, passa pelo homem mais inteligente à face da Terra. Fruto de um processo de evolução que favoreceu aqueles que mais procriaram. No filme em causa, o presidente norte-americano alcançou o cargo por ser uma vedeta do futebol americano e a população pouco mais faz do que consumir fast food, passar os dias frente a um televisor e frequentar arenas desportivas. A este ritmo, lá chegaremos.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.