Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

As duas Coreias

Pedro Correia, 17.06.09

  

A diferença entre os dois grandes sistemas económicos e sociais, o capitalismo e o socialismo real, encontra-se bem patente na península coreana, dividida há seis décadas em dois estados – um capitalista, no sul, outro comunista, no norte.

Que diferenças?
Fixemo-nos nas económicas: a Coreia do Norte, com 23 milhões de habitantes, tem apenas 500 dólares de rendimento médio per capita; a Coreia do Sul, com 48 milhões de habitantes, tem um rendimento de 24.800 dólares per capita.
Uma divergência abismal. Que diz mais sobre os dois sistemas do que mil discursos. De um lado, a prosperidade; do outro, a miséria. Só por absoluta ignorância pode haver ainda quem prefira o socialismo real, com o seu cortejo de opressão e fome.

7 comentários

  • Imagem de perfil

    João Carvalho 17.06.2009

    Não há dúvida: o meu amigo fica mesmo todo baralhado. Acha que um governo do PS faz de Portugal um país socialista???
  • Sem imagem de perfil

    l.rodrigues 17.06.2009

    De onde é que se pode inferir que eu concluo isso?
  • Imagem de perfil

    João Carvalho 17.06.2009

    1. «Fico todo baralhado.»
    2. «Se aquilo é o socialismo real e, por exemplo, o PS de Sócrates é o socialismo realista, será que não se arranja nada ali pelo meio? Será que faz sentido chamar "socialismo" a coisas, apesar de tudo, tão dispares?»
  • Sem imagem de perfil

    l.rodrigues 17.06.2009

    E desde quando o PS de Sócrates é Portugal? Eu falava do programa do partido, não do regime politico nacional (que tem componentes que muita gente apelida de excessivamente socialistas).

    Os apoiantes de Sócrates defendem o seu programa como socialismo realista. Este, por seu lado, é tão distante de qualquer coisa que se passe na Coreia do Norte que considero ser necessária uma distinção mais clara. Ou a monarquia absolutista da coreia do norte não é socialista, ou a terceira via versão portuguesa não é socialista.
    Não distinguir uma da outra, é estar muito para lá do Insurgente.

    De resto, o post implica que há outros socialismos, ao insistir em chamar ao Norte Coreano "real", mas prefere não desenvolver o assunto. Pelos vistos a existirem estão subordinados a esse sistema superior que é o capitalismo, que também acaba por não ficar muito bem retratado.
  • Imagem de perfil

    João Carvalho 17.06.2009

    O Partido Socialista português é social-democrata. O antigo socialista nórdico Olof Palme era social-democrata. Quer maior diferença entre isto e o socialismo comunista? Ninguém consegue entender a sua dúvida. Ou sugestão.
    Duas coisas são certas: não fui eu que baptizei nem dei o nome de socialistas aos sociais-democratas e suas 'nuances' e não fui eu que misturei o PS com a Coreia do Norte.
  • Sem imagem de perfil

    l.rodrigues 17.06.2009

    Socialismo comunista, socialismo democrata, socialismo real.
    Não fui eu que peguei num termo, e lhe apeguei palavras para fazer com cada uma mudar o sentido do mesmo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.