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Delito de Opinião

O Plano Estapafúrdio, perdão, Estratégico dos Transportes

João Campos, 03.11.11

Parece que já há uma ideia mais concreta da parte do Governo sobre que transportes públicos estoirar na cidade de Lisboa. A lista pode ser consultada aqui. Alguns comentários:

 

22: faz algum sentido retirar um autocarro que liga directamente o Aeroporto ao centro da cidade (Marquês de Pombal), quando nem há metro ou comboio para lá chegar? A única coisa disparatada no 22 é acabar às nove e meia da noite.

 

Rede da Madrugada (201, 202, 203, 205, 206, 207, 208, 210): É o fim do transporte nocturno em Lisboa. Ou ganham os táxis em serviço, ou ganha o INEM a transportar malta que foi sair à noite e levou carro. A cidade é que perde, naturalmente.

 

76: É bom que a malta que estuda na Faculdade de Motricidade Humana tenha carro...

 

Eléctrico 18: É certo que o 18, ao contrário dos restantes eléctricos, não tem grande relevância turística, mas não deixa de ser uma pena ver a cidade perder o seu mais bonito meio de transporte. 

 

Metro: valeu a pena prolongar as linhas até à Amadora e Odivelas para encerrá-las a partir das 21 horas?

 

Desconheço o impacto que a supressão das restantes carreiras vai ter na cidade, mas imagino que seja grande.

 

Falta sabermos qual vai ser o plano de redução e reconfiguração de carreiras na Carris, e o que vai acontecer ao Metro. De qualquer forma, se isto passar e se o Metro passar a fechar às 23h, o Governo pode enfiar no cu qualquer ideia de promover o transporte público e de retirar carros da cidade. 

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