Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Juízes alimentam grande confusão

João Carvalho, 02.11.11

Interessa pouco fazer o balanço do chamado IX Congresso dos Juízes Portugueses, que decorreu desta feita em Ponta Delgada, de 29 a 31 de Outubro. Importa mais, a meu ver, clarificar aquilo que a organização, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), preferiu embrulhar e servir para confundir. Desde logo, é bom dizer de vez que uma iniciativa da ASJP, seja congresso ou passeio turístico, não é bem uma iniciativa "dos juízes", mas apenas de juízes.

Também é útil ter presente que, ao contrário do que aconteceu, ninguém tinha o direito de falar em nome "dos juízes" ou sequer dar a entender que o fazia. Na verdade, a ASJP apenas representa a ASJP. Mais nada. Porque há juízes que pertencem a outra estrutura sindical e há, sobretudo, juízes que não pertencem a qualquer das estruturas e que até são críticos em relação à existência de sindicatos no seu meio. Estes, que valorizam a sua qualidade de membros de órgãos de soberania, acham que magistrados judiciais sindicalizados é uma aberração — um entendimento, aliás, muito respeitável.

Chamar ao congresso da ASJP "congresso dos juízes" ou aproveitar esse palco para falar "em nome dos juízes", como se viu, é (foi) não só abusivo como muito inesperado. A bem da democracia, nada melhor do que deixar tudo muito claro — mais ainda no seio do poder judicial e de órgãos de soberania.

Confundir em lugar de esclarecer abona pouco a favor daqueles a quem — convém lembrar — entregamos involuntariamente uma parte dos nossos impostos para manter alguns dos seus privilégios escandalosos. E injustos.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    João Carvalho 03.11.2011

    Ora aí está.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.