Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Madeira independente?

José Gomes André, 26.09.11

Bem sei que nem sequer devíamos levar isto a sério, mas aqui fica a minha opinião: não convém confundir as circunstâncias com a essência dos problemas. Estamos fartos de Jardim? Possivelmente. Mas aceitar a independência da Madeira seria um erro estratégico inaceitável.
Para a Madeira, significaria o adensar do isolamento geográfico, um inevitável retrocesso económico e a provável condenação a se transformar num paraíso fiscal, atarefado com promoções turísticas no Carnaval e na passagem de ano. 

Para Portugal, representaria a perda de um entreposto comercial relevante e de uma posição geográfica que o liga aos interesses estratégicos (militares, económicos e políticos) de matriz atlântica (refiro-me aos EUA, ao Brasil e à América Latina em particular). Por outro lado, a independência da Madeira constituiria um golpe histórico na unidade nacional, que, para o bem e para o mal, conheceu justamente com a descoberta das Ilhas um momento capital para a sua existência e definição.
O governo da República não deve ceder perante as chantagens (actuais ou eventuais) dos políticos madeirenses, mas adoptar uma atitude precipitada prejudicaria gravemente os interesses do país. Por agora, conservemos a nossa compostura e recorramos a uma paciência medieval. Mesmo que nos apeteça pregar uma partida ao Alberto João.

10 comentários

Comentar post